SENAI Ceará elenca ações de maior destaque em 2016
Seis ações corporativas e operacionais são destaques no balanço de atividades do SENAI Ceará em 2016. Segundo o diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, a instituição logrou êxito na inclusão na disciplina " Educar para Valores" em cursos da instituição nas unidades da Parangaba, Jacarecanga e Barra do Ceará; na promoção de cursos em energias renováveis; ao tornar-se referência no modelo de educação profissional para o Brasil; ao qualificar a primeira turma de egressos do sistema penitenciário; e ao fechar futuras parcerias para implantar o modelo de educação profissional em Moçambique com o apoio do Japão por escolha do SENAI Nacional e com Peugeot/Citroén para instalar um centro de referência em capacitação de mão-de-obra para a manutenção de veículos no SENAI Barra do Ceará.
O balanço foi apresentado pelo gestor da instituição em reunião com a presença do presidente da FIE, Beto Studart, de diretores do Sistema FIEC e de presidentes de Sindicatos industriais.
Além dessas ações, o SENAI atuou fortemente em parceria com o SESI na realização do Prêmio SESI SENAI de Educação e na oferta do ensino médio tradicional articulado com cursos técnicos na Escola EBEP na Parangaba.
Referência no modelo de educação profissional para o Brasil
O SENAI Ceará pretende ser referência nacional ao elaborar e lançar nesse ano 18 exemplares do mapeamento dos perfis educacionais dos docentes e 21 manuais de padronização dos ambientes educacionais da instituição. As publicações fazem parte das ações de implantação dos Itinerários Formativos.
Os itinerários têm orientação e metodologia do SENAI Nacional e estabelecem a padronização dos cursos do SENAI/CE em conteúdos, ambientes físicos de sala de aula e desenvolvimento de competências, com objetivo de elevar a qualidade dos cursos oferecidos e o desempenho e produtividade dos alunos.
Os 18 perfis educacionais fazem o mapeamento das competências dos professores e suas capacidades em diferentes modalidades, de forma a desenvolver habilidades em mais de um segmento de atuação, conforme necessidade.
O perfis indicam 92% das capacitações mapeadas poderão ser desenvolvidas internamente. Isso significa redução dos investimentos em capacitações, com a criação da Rede de multiplicação interna.
Para a uniformização das ações de formação profissional, foram definidos padrões técnicos e tecnológicos de processos e produtos educacionais em cada área. Com isso, espera-se padronizar práticas pedagógicas, material de consumo, ambientes educacionais e recursos didáticos, além de elaborar projetos técnicos para melhoria das áreas de atuação e garantir o monitoramento dos processos educacionais com base nos padrões definidos. Ao todo, 157 ambientes educacionais já foram padronizados.
A implantação dos itinerários faz parte do processo de reposicionamento da área de educação do SENAI/CE e seus manuais de padronização e perfis educacionais pretendem ser referência para o nacional.
Educar para valores
Com o apoio e incentivo do Conselho de Temático de Responsabilidade Social da FIEC (CORES), o SENAI no Ceará inclui a disciplina "Educar para Valores" no currículo da Aprendizagem do SENAI Parangaba em turmas do Segundo Semestre de 2016. Essa inclusão é posta em prática dentro da parceria do SENAI com a Organização Internacional Nova Acrópole.
Capacitação profissional dos egressos do Sistema Penitenciário
Recentemente, uma parceria entre SENAI e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) qualificou 62 egressos do sistema penitenciário, que concluíram os treinamentos com sucesso e receberam certificados nos cursos nas áreas da Construção Civil e do Vestuário como o de armador de ferro, carpinteiro de obras, pedreiro de alvenaria e costura industrial. Ao todo foram ofertadas 100 vagas.
A parceria que resgatou a cidadania e incluiu socialmente e economicamente os internos e egressos do sistema penitenciário teve início neste ano e é fruto do convênio firmado pelas instituições dentro do Pacto por um Ceará Pacífico.
Moçambique
O SENAI Ceará foi escolhido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do SENAI nacional, para implantar o Programa Nacional de Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique, na África. A escolha contou com apoio formalizado da Agência Japonesa de Cooperação (JICA), que financiará o programa desse país africano. O valor do investimento será de US$ 3,7 milhões. A assinatura do convênio acontecerá em janeiro e as atividades terão início em fevereiro 2017.
As equipes do órgão atuarão em seis áreas: alimento, soldagem, edificações, eletroeletrônica, mecânica e segurança no trabalho. Dependendo do desempenho do projeto, com duração em torno de quatro anos, o SENAI poderá estender ações para outros países desse continente.
Parceria com a Peugeot/Citroén
O SENAI Ceará, do Sistema FIEC, fechará uma parceria com o grupo francês PSA Peugeot Citroén. Por meio dessa parceria que será assinada com o Ministério da Educação da França, que será assinada nos próximos dias, a instituição passará a ser o centro de referência em capacitação de mão-de-obra para a manutenção de veículos daquelas duas marcas na sua unidade da Barra do Ceará em Fortaleza. O Termo de Cooperação Técnica entre as partes tem previsão de ser celebrado no próximo mês de março de 2017 em Paris na França. O grupo francês doará toda ferramentaria, além de 9 veículos Peugeot e Citroén que serão utilizados nas aulas práticas.
Cursos em energias renováveis
O SENAI Ceará já qualificou quase 100 alunos em quatro turmas dos cursos de iniciação de sistemas fotovoltaicos, montador e montagem de placas fotovoltaicas de energia solar. Isso nas modalidades de Iniciação, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional. Em 2016, os cursos fizeram muito sucesso e foram bastante procurados.
Os cursos realizados no SENAI Barra do Ceará são resultado da parceria da instituição com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e a empresa Satrix, associada ao Sindienergia. O SENAI realiza as aulas teóricas e a empresa entra com os equipamentos para montagem da placas para as aulas práticas pelos alunos junto com a instituição. Por exemplo, são equipamentos para montagem de um gerador fotovoltaico, seis modelos de telhado, equipamentos de proteção Individual e alguns de seus profissionais.