Palestra do SESI discute importância do investimento em ergonomia
Segundo o médico do trabalho, Hudson Couto, 37% dos acidentes de trabalho são causados pela falta de ergonomia. O SESI, visando gerar economia para a saúde e favorecer o bem-estar do trabalhador, promoveu nesta quarta, 24/5, na Casa da Indústria, a palestra “Ganhos financeiros relacionados à ergonomia”. O facilitador do evento foi Hudson Couto, considerada a maior referência nacional e internacional sobre o assunto.
Partindo da premissa do “prevenir para não remediar”, o superintendente regional do SESI Ceará, Erick Picanço, abriu o evento, reiterando a importância do assunto. Posteriormente, falou da cartilha de segurança no trabalho, lançada pelo SESI. “O objetivo é que essa cartilha consiga se adaptar a qualquer tipo de indústria, porque a gente entende que melhora a vida das pessoas e diminui a conta do industrial”, declarou.
Hudson Couto seguiu a palestra, apontando os benefícios que o investimento em ergonomia pode trazer para a indústria. Os principais são: aumento na produtividade, diminuição de perdas, redução de passivos trabalhistas e processos tecnologicamente mais evoluídos. O especialista falou sobre a relação entre o trabalhador e a empresa e, com análises de casos, mostrou que o custo benefício pode valer a pena. “As melhorias ergonômicas se pagam em três a seis meses”, afirmou.