Empresas recebem R$ 6 milhões para desenvolvimento de projetos de inovação
A Casa da Indústria recebeu nesta sexta-feira (2/6) empresários, pesquisadores, representantes da comunidade científica e do Governo do Ceará para a cerimônia que oficializou a concessão de recursos da ordem de R$ 6 milhões para 22 projetos inovadores aprovados no edital InovaFit Fase 2. O governador Camilo Santana, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, assinaram os contratos e os entregaram às empresas contempladas.
O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o evento destacando que a relação entre o setor produtivo e a academia deve ser extremamente próximo para que o Ceará possa avançar. “A palavra do dia hoje é cluster. As pessoas e os grupos que estão envolvidos com inovação precisam ficar perto. Precisamos desse encostamento entre a sociedade que demanda, a universidade que pesquisa e descobre melhorias tecnológicas e a indústria que coloca à disposição da sociedade o produto para atender à sua demanda. E um grande ambiente assim está sendo montado no Ceará. É pelo desenvolvimento do Estado, é pelo desenvolvimento das pessoas e é pelo desenvolvimento da própria universidade”, afirmou.
O governador Camilo Santana parabenizou as 22 empresas contempladas no InovaFit e também defendeu que a pesquisa e a ciência estejam focadas em buscar alternativas e soluções para os graves problemas que o Ceará enfrenta, como a questão hídrica, saúde pública, tecnologia de formação, entre outros. “A Secitece e a Funcap estão sempre abertas para ouvir sugestões, críticas e opiniões para que possamos construir programas e projetos que possam trazer melhorias para o Ceará e alternativas para o setor produtivo. Nossa orientação é que esse diálogo seja permanente na construção desses programas e políticas públicas do Ceará”, ressaltou.
Além da entrega dos contratos, o evento contou com um workshop de orientações para execução e acompanhamento dos projetos contemplados. Ao todo, 105 empresas concorreram, das quais 96 passaram na análise de documentos. Na fase de análise de mérito, 41 empresas foram selecionadas e seguiram para a fase final, que consistiu em apresentações presenciais das propostas. Após essa etapa, 22 projetos foram aprovados.
O programa InovaFit de fomento à inovação destina-se a apoiar empresas cearenses, por meio da concessão de recursos não-reembolsáveis, para que desenvolvam produtos e/ou processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados em áreas prioritárias para o Estado, tais como: água, energia, tecnologia de informação e comunicação, agronegócio e indústria alimentar, biotecnologia/saúde/fármacos, eletrometalmecânico, couro e calçados, têxtil e confecção, indústria da construção civil e pesada, nanotecnologia e tecnologia assistiva.
O programa visa promover um aumento das atividades de inovação e incremento da competitividade das empresas e da economia do Estado do Ceará, estimulando a colaboração entre o setor empresarial e a pesquisa científica.
O evento de formalização da concessão de recursos foi prestigiado pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henri Campos, pelo presidente da Fundação Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, Cláudio Ricardo, pelo presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC (Cointec), Sampaio Filho, pelo deputado federal Odorico Monteiro e pelos deputados estaduais Jeová Mota, Evandro Leitão e Walter Cavalcante.