REVISTA DA FIEC - Escola SESI SENAI (EBEP): novas tecnologias de aprendizagem
Em janeiro de 2018, a Escola de Educação Básica e Educação Profissional (Ebep) do SESI e SENAI Ceará completará dois anos de funcionamento. Desde o dia em que a placa oficial da instituição foi descerrada, com a presença do presidente da FIEC, Beto Studart, e do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, muito aconteceu. Centenas de alunos passaram a utilizar tecnologia em sala de aula, desenvolveram projetos inovadores, foram notícia na mídia local e transformaram completamente a forma de ensinar e aprender. Agora, a Escola EBEP passa por um novo momento, com o lançamento do edital para novos alunos que abre 80% das vagas à comunidade. Os outros 20% permanecem destinados a dependentes de trabalhadores da indústria, ainda na gratuidade.
Estudar pode ser divertido
Em outubro de 2016, foram inauguradas as salas dos Projetos Especiais: SESI Matemática, Lego ZOOM e Google For Education. Ao utilizar games, programação e ambientes inteiramente virtuais, os projetos ajudam a tornar os conteúdos mais atrativos e palpáveis para os alunos. O professor de matemática, Diego de Sousa, conta que, até conhecer o programa SESI Matemática, nunca havia se deparado com esse tipo de abordagem para o ensino de matemática.
Para ele, a estrutura que o programa oferece, com uma sala exclusiva e equipada para as aulas, dá ao professor um leque de novas possibilidades. “Claro que se o professor ensina de forma diferente, consequentemente, muda o modo como os alunos aprendem. O programa mostra que é possível ‘exorcizar o bicho papão’ da matemática, à medida em que se busca uma aproximação entre conteúdo e atividades que despertam o interesse do aluno. Isso ocorre por meio de recursos lúdicos, softwares e, principalmente, jogos”, explica.
Segundo Diego, é comum que os pais dos alunos questionem se é realmente possível aprender jogando. “Minha resposta é: imagine que você possa estratificar o seu aprendizado em níveis, sendo que o domínio de cada nível
é necessário para que você possa alcançar o próximo. Isso permitiria que você visualizasse o quanto progrediu e se sentisse desafiado a buscar os próximos níveis. É dessa forma que funciona o aprendizado por meio de jogos, o aluno progride ao ser constantemente desafiado”.
Novas matrículas
Em 2018, 240 novos alunos ingressarão na Escola EBEP. O edital está disponível para leitura no site www.sesi-ce. org.br/escolasesi2018. Aos que pretendem pleitear uma vaga na gratuidade, a dica é ficar atento ao período de inscrições, que será diferenciado: a documentação deve ser deixada na escola até o dia 3 de novembro. Para a comunidade este período será maior: até o dia 20 de janeiro! Mais informações: (85) 3421.6147/6136/6107.
Essa matéria faz parte de uma série que está sendo publicada de 23/10 a 27/10.
Acesse as matérias anteriores:
"Escola EBEP: Inovação para ensinar e aprender”
Leia essa e outras matérias na Revista da FIEC.