SESI/CE apresenta projeto de Novo Ensino Médio a Conselho Estadual de Educação
No dia 22/11, a gerente de Educação SESI SENAI, Sônia Parente, e o gerente Executivo de Educação do Departamento Nacional, Sérgio Gotti, apresentaram o projeto "Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional" ao Conselho Estadual de Educação do Ceará para aprovação como experiência pedagógica. A iniciativa já foi apresentada ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação, no mês de novembro.
O projeto foi estruturado pela equipe de Educação do SESI e SENAI do Departamento Nacional, com a participação dos Departamentos Regionais do Ceará, Alagoas, Bahia e Goiás - estados que serão piloto do projeto, a partir de fevereiro de 2018. Cada estado ficou responsável por construir as matrizes curriculares de competências e habilidades por área do conhecimento, cabendo ao Ceará a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
O projeto piloto do SESI e SENAI está fundamentado na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que regulamenta o Novo Ensino Médio. Os estudantes que participarem da experiência passarão por um itinerário de formação técnica e profissional direcionado ao segmento de energia, com habilitação em Eletrotécnica.
O projeto Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional com habilitação no Curso de Técnico em Eletrotécnica objetiva a formação integral dos jovens, considerando uma nova concepção de educação, que implica a mudança do papel da escola, superando sua tradicional função de transmissora de conhecimentos. A intenção é construir conhecimentos e representações que deem sentido às experiências e validem as ações cotidianas dos adolescentes. Nessa proposta, o estudante é sujeito ativo, coautor do processo de produção e apropriação do conhecimento.
A implantação no Ceará será em uma turma piloto com 20 estudantes, em fevereiro de 2018.