Técnicos da ENEL visitam SENAI Barra do Ceará para iniciar projeto de troca das lâmpadas atuais pelas de LED
Técnicos e engenheiros da Enel realizaram no dia 27/4 visita ao SENAI Barra do Ceará para verificar o andamento do Projeto de Eficiência Energética para Redução de Desperdício de Energia Elétrica, previsto pelo Termo de Cooperação Técnica entre a empresa e o SENAI Ceará. O projeto – que conta com o financiamento da Enel e execução da empresa Automatiza e auditoria da Viasoluti - prevê a troca das lâmpadas fluorescentes convencionais, de todos os ambientes do SENAI Barra do Ceará, por lâmpadas LED.
A substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas LED vem sendo uma alternativa bastante utilizada em favor da economia de energia elétrica. Com essa mudança, a economia com iluminação poderá ser de até 85% na conta de energia elétrica, de acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria de Iluminação (Abilux). Além disso, a conversão de energia em luz nas lâmpadas de LED é de 60%, enquanto nas incandescentes fica entre 5 a 10% essa conversão - o restante é desperdiçado em forma de calor. Por esse motivo as lâmpadas incandescentes aquecem tanto, situação que não ocorre com as de LED, que utilizam componentes eletrônicos semicondutores, que convertem a energia em luz. Sua eficiência chega a 100 Im/W com uma vida média de 25 mil horas, 70 vezes maior do que as lâmpadas incandescentes convencionais.
Outro ponto totalmente a favor das lâmpadas de LED está no fato de não agredirem o meio ambiente: o LED tem 90% a menos de emissões de CO2 em comparação as demais lâmpadas; não contém mercúrio e materiais pesados; possuem baixo consumo de recursos; e menor desperdício. Além de não emitir raios Ultra Violeta (UV) ou Infra Vermelho (IV).
Sobre o SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI é uma das casas de serviços do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará.