Alunos da Escola SESI SENAI participam de projeto para análise de água da Lagoa da Parangaba
Um projeto que verifica o nível de poluição da Lagoa da Parangaba e aborda o nível de consciência ambiental dos moradores do seu entorno: é assim o Projeto “Vigilantes da Água”, uma iniciativa do Laboratório de Ciências da Escola SESI SENAI, no SESI Parangaba, patrocinada pela Universidade Federal do Ceará e SOS Mata Atlântica.
A iniciativa tem orientação da professora Conceição Feijó, com apoio de alunos monitores, e está dividido em duas etapas: na primeira, alunos e professora verificam o nível de poluição da lagoa, por meio de coleta mensal de amostras da água para realização de análises e preenchimento de questionário de demanda química e biológica.
Na segunda fase, os alunos entrevistarão os moradores da comunidade do entorno da lagoa, a fim de verificar seu nível de consciência ambiental. “Os alunos receberão, ao fim do ano, certificado da UFC e SOS Mata Atlântica. Em paralelo ao projeto, os estudantes terão aulas teóricas e práticas no laboratório sobre todo conteúdo do projeto e sobre conscientização ambiental. Desse modo, a escola promove articulação entre ensino, pesquisa e extensão, capacitando os alunos para a iniciação científica”, avalia a professora Conceição Feijó.