10 de março é Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo
O dia 10 de março marca o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo, data escolhida para reforçar a importância da atividade física.
Pesquisa realizada pelo Instituto Opnus em 2019 revela que 49% dos cearenses afirmam não ter qualquer hábito de fazer exercícios ou atividades físicas. Entre os idosos, esse número é ainda maior, de 61%.
Antes de conhecer o SESI Ceará, o técnico em manutenção Yuri Bezerra fazia parte dessa estatística. Com apenas 26 anos, o jovem estava sempre cansado e sem disposição devido ao seu sobrepeso. Ao atingir os 132 kg, Yuri concluiu que precisava de ajuda. “Eu sempre tive a comida como válvula de escape porque sofro de ansiedade. Mas cheguei a um ponto que não conseguia mais brincar com meus filhos e nem progredir no trabalho”, conta. Depois de consultar um médico, Yuri procurou ajuda psicológica para lidar com a ansiedade, e recebeu de sua terapeuta uma indicação clara: “Exercício físico. Ela disse que um esporte me auxiliaria a controlar os ânimos e a mudar de vida”, relembra.
Foi assim que Yuri retomou um antigo prazer: a natação. Matriculou-se no SESI Barra do Ceará, aliando a prática aquática e a academia. “Todos os dias, de segunda a sexta-feira, estou no SESI, e posso dizer que a minha vida está completamente diferente”.
Menos de 1 ano depois, ele já colhe os frutos da nova rotina. “Já perdi 32 kg. Estou dormindo muito melhor e até mudei de função no trabalho”, comemora.
O SESI Ceará oferta diversas modalidades de atividades físicas e esportivas em suas unidades em Parangaba, Barra do Ceará, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.
Para empresas
Outra linha de atuação do SESI Ceará tem foco exclusivo nas indústrias cearenses. Entre os serviços oferecidos está a elaboração de programas de qualidade de vida customizados. O objetivo é criar soluções assertivas na área de promoção da saúde com foco em elevação da produtividade.
Em maio deste ano, foi a vez da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) aderir ao serviço, iniciando dentro da empresa um Programa de Qualidade de Vida, que recebeu o nome de Movimento Vida Saudável.
Dentro do escopo do projeto, o SESI Ceará propôs a realização de diversas oficinas integradas, com base em temas identificados como os mais sensíveis para os colaboradores da Companhia. Para defini-los, foi realizada uma pesquisa de estilo de vida com os participantes, que avaliou indicadores de comportamento e adoção de hábitos saudáveis.
No mês de novembro, a pesquisa foi reaplicada, revelando mudanças significativas no perfil dos colaboradores, o que demonstra o sucesso do Programa. Houve um aumento expressivo no número de pessoas praticando atividade física regularmente e também se alimentando melhor. Ao longo de cinco meses, foram realizadas cinco oficinas, com início em agosto e conclusão em dezembro de 2019, para um público inicial de 240 colaboradores divididos em oito grupos de 30 participantes.
O programa segue a todo vapor.
Sobre o SESI Ceará
O SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.