SESI Ceará elabora cartilha que orienta sobre ergonomia no trabalho home office
Em todo o mundo, durante a pandemia de coronavírus, as formas de trabalho estão diferentes. Naturalmente, no Brasil e no Ceará isso também está acontecendo. Com as recomendações de isolamento social na maioria das cidades do Brasil, muitas empresas orientaram e determinaram o trabalho home office para seus funcionários.
A rotina das pessoas mudou e os desafios do trabalho home office são muitos. Para orientar empresas e trabalhadores nesse momento de mudança, o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) criou uma cartilha com orientações e recomendações para o trabalho home office.
De acordo com a engenheira de segurança do trabalho, ergonomista do SESI e uma das autoras da cartilha, Josy Fonteles, a publicação apresenta dicas simples e práticas de organização e disciplina para que trabalhadores e empresas possam se adaptar à nova rotina. "É importante prezar pela melhoria na qualidade de vida no trabalho remoto, estabelecendo equilíbrio entre as atividades profissionais e as rotinas em casa, otimizando o tempo e tornando o trabalho mais produtivo", afirma a ergonomista.
O documento traz dicas sobre a escolha do local de trabalho, equipamentos e acessórios, além de indicações de como preparar a casa e cuidar da saúde física e emocional.
A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da unidade da Parangaba do SESI Ceará, Veridiana Aragão, explica que o conteúdo da cartilha é técnico e assertivo. "Na publicação, tratamos de ergonomia física, organizacional e cognitiva. Isso tudo para apoiar o trabalhador e a empresa, que não podem parar. Estamos orientando para que consigam desenvolver as atividades e ter os melhores resultados possíveis".
Principais dicas da cartilha:
- Procure um local sem uso, que não esteja no meio da passagem para outros cômodos e que ofereça privacidade e isolamento acústico.
- Escolha um ambiente com iluminação adequada, longe de reflexos e incidência de raios solares. Verifique o posicionamento da mesa e do monitor para que a luz natural não reflita diretamente na tela causando desconforto ou fadiga.
- Verifique o posicionamento dos mobiliários como cadeiras, mesas, monitores de vídeo e notebooks. A posição do monitor deve estar entre 50 a 70 cm da distancia dos olhos. O ângulo de visão da tela do monitor deve ser 10 a 20°.
- Adote uma boa postura de trabalho, com pescoço alinhado, de forma que a coluna permaneça reta, os antebraços sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco e deve haver bom espaçamento entre as pernas na posição sentada.
- Escolha um local que possua circulação natural de ar. Caso o ambiente escolhido não possua janelas ou esteja voltado para local com barulho externo, pode optar por uma ventilação artificial, como ventilador ou ar condicionado. O importante é possuir um conforto térmico, tornando o ambiente agradável.
- Estabeleça horário de trabalho: a rotina nas suas atividades, o horário de início e fim, bem como o horário das refeições, todos devem ser bem definidos.
- Organize o seu posto de trabalho, deixando apenas o material necessário para a realização das suas atividades.
- Estabeleça pausas de 10 minutos a cada hora trabalhada, aproveite para fazer exercícios de alongamentos, tomar água e ir ao banheiro.
- No horário de descanso, procure fazer atividades que lhe deem prazer e ânimo.
- Cuide de suas necessidades básicas: mantenha rotinas regulares de sono, alimente-se bem e descanse sempre que possível.
- Em dificuldades com a atividade, realize reuniões virtuais, assim, poderá esclarecer dúvidas, pedir apoio e saber o que cada integrante está desenvolvendo.
- Oriente a família que estará em horário de trabalho e dessa forma não poderá ser interrompido.
- Evite interferências das redes sociais e internet em geral. Os acessos deverão ser realizados de forma moderada.
- Evite fazer várias atividades ao mesmo tempo, evitando o stress e acúmulo de informações a serem compiladas ao mesmo momento.
- Resista a tentação de trabalhar com pijamas. O cérebro precisa entender que é hora de trabalho e não de relaxamento ou férias.
- Tenha cuidado com as informações que recebe da empresa. Assuntos sigilosos permanecem sigilosos e devem ser tratados com cuidado.
Clique AQUI, acesse e compartilhe a cartilha com colegas de trabalho.