Escola SESI SENAI conquista 50 medalhas na 6ª Copa Brasil de Matemática
Quando o assunto é matemática, a Escola SESI SENAI tem muito o que comemorar. Os alunos da instituição conquistaram 50 medalhas, sendo 23 de ouro, 7 de prata e 20 de bronze, na 6ª Copa Brasil de Matemática, realizada de 4 a 8 de maio. No ranking geral da competição, a Escola cearense ficou na 10ª colocação, entre as 230 participantes.
A Copa Brasil de Matemática é uma iniciativa da Mangahigh.com - um dos primeiros sites no mundo a oferecer o ensino-aprendizagem da matemática baseado em games, numa perfeita correlação entre o lúdico e a aprendizagem. Fundada por uma experiente equipe de matemáticos e especialistas em games, a plataforma Mangahigh faz parte do cotidiano dos alunos da Escola SESI SENAI, que desde a sua inauguração, em 2016, tem a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem.
O objetivo da Copa, que é aberta e gratuita, é levar aos alunos e escolas brasileiras a última palavra em tecnologia educacional adaptativa para o ensino-aprendizagem da matemática.
Alunos participantes pontuam completando games e atividades matemáticas alinhadas ao currículo na Mangahigh.com. Todos os pontos acumulados pelos alunos através das medalhas durante o período da competição serão computados para o total geral da escola.
“A Copa foi para os estudantes uma importante ferramenta de incentivo ao estudo, sobretudo neste período desafiador no qual a escola está reinventando suas metodologias de ensino, quando é tão importante manter nossos alunos focados e motivados. Criou-se um clima de integração entre todos os participantes, docentes e discentes. Diversas mensagens de incentivo eram enviadas, tanto pelos professores, quanto pelos próprios alunos durante todo o período de duração da competição, com o objetivo de estimular a participação de todos”, afirmou o professor Diego Sousa.
Para o aluno do 3º ano, Ivo Fabio, que foi um dos destaques do torneio, o aprendizado de matemática mudou completamente depois dele conhecer a plataforma. “Nos jogos, o aluno tem a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma divertida. Nós saímos do quadro e aplicamos esses conhecimentos jogando”, disse.
Saiba mais
O “ensino adaptativo” é um sistema educacional que utiliza softwares e ferramentas tecnológicas como dispositivos que promovem o ensino interativo. Esse sistema educacional recebeu o nome de adaptativo porque ele recebe modificações, adaptando a apresentação das disciplinas de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada estudante.
Isso ocorre levando em consideração o nível de habilidade de cada aluno em relação à matéria estudada, assim como o que deve ser aprendido e o material de ensino que será apresentado para que a aprendizagem possa, de fato, acontecer. O ensino adaptativo é disponibilizado aos estudantes por meio de uma plataforma de estudos.