No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, SESI Ceará reforça importância da data
No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) lembra a importância do compromisso das indústrias cearenses com o tema. O SESI Ceará é reconhecido pela excelência nos serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). "Nós já avançamos muito nessa área, mas enquanto existirem acidentes ainda teremos muito trabalho pela frente. Neste momento de retomada das empresas devido à pandemia de coronavírus, o trabalho dos profissionais de segurança e medicina do trabalho ganham ainda mais relevância", destaca Luiz Sérgio Nocrato, engenheiro de segurança do SESI Ceará.
A data de 27 de julho é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. No início da década de 70, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. "Nós fomos o primeiro país do mundo a ter Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o SESMT", lembra Luiz Sérgio.
Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões. Desde então, um conjunto de medidas legislativas tem sido elaboradas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.
Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria. Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção, por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação de Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.