Escola SESI SENAI participa de desafio de robótica com foco no retorno às aulas
O departamento nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) lançou o "Desafio Relâmpago - Volta às Aulas", destinado a estudantes de 9 a 18 anos. O objetivo é que os alunos se engajem na busca de soluções para a retomada das aulas presenciais, com muita criatividade e, claro, robótica!
As soluções devem ter como foco a segurança de estudantes, professores e toda a comunidade escolar no retorno à sala de aula.
O desafio acontecerá de 26 de outubro a 10 de dezembro e será todo realizado de forma virtual. Ao final, os três primeiros colocados e os times que se destacarem em cada uma das categorias de avaliação serão premiados.
A Escola SESI SENAI do Ceará vai participar com duas equipes, uma de Fortaleza e outra de Sobral, que utilizarão métodos seguros e práticos baseados na cultura maker e de inovação.
Além dessas duas equipes, a escola participará com dois técnicos e três juízes, todos professores.
A educação maker é baseada no movimento maker, que, em inglês, significa “fazer” e tem relação direta com o termo “faça você mesmo”. Neste tipo de educação, o aprendizado se dá por meio da experimentação. O aluno é convidado a “colocar a mão na massa” e tem uma participação ativa em todo o processo, sendo estimulado a usar a sua criatividade, autonomia e protagonismo.
"Estamos acompanhando as escolas e apresentando alternativas criativas e inovadoras. Esperamos desenvolver projetos bacanas e atender aos critérios dos desafios. As escolas estão imersas nessa preparação e queremos representar muito bem o SESI Ceará", afirma Paulo Roberto, analista de Processos Educacionais do SESI Ceará.