FIEC apresenta resultados de 2020 do Programa de Transformação Digital
O mundo está mais digital a cada dia, e a realidade está sendo transformada em velocidade exponencial. O Sistema FIEC está atento a essas mudanças e, por isso, criou uma jornada tecnológica para alavancar a indústria cearense e garantir a transformação digital de seus serviços.
Esta sexta-feira (18/12), o último dia de trabalho oficial na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), foi de grandes entregas. Em live realizada pela presidência da Instituição, centenas de colaboradores puderam conferir a apresentação das realizações de 2020 da estratégia de transformação digital e mudança organizacional do Sistema FIEC.
Ao longo de todo o ano, equipes da Federação envolveram-se no projeto, com foco na otimização e automação de processos para garantir atendimento mais ágil e assertivo às empresas cearenses. "Estamos sendo vanguardistas. Além disso, estamos fazendo isso com nossa própria equipe. Sem pessoas de fora, o que é motivo de orgulho. Os nossos colaboradores são a nossa transformação", motivou o presidente Ricardo Cavalcante.
“No final do ano passado, nós nos comprometemos a fazer essa entrega nesta data. Fico muito feliz de estarmos concretizado isso”, disse Sampaio Filho, diretor de Inovação e Tecnologia do Sistema FIEC.
Os principais desafios assumidos pelas equipes do projeto foram:
Orientar o Sistema FIEC para as demandas do mercado;
Alavancar o patamar tecnológico do portfólio;
Otimizar fluxos e automatizar processos;
Promover a cultura de inovação e a mudança organizacional;
Prover condições de trabalho condizentes com os objetivos organizacionais;
Ser assertivo e ágil na entrega para o cliente;
Estabelecer modelo de gestão para a transformação digital;
Desenvolver capacidades operacionais de atendimento ao cliente;
Direcionar os esforços para a geração de resultados
“A transformação digital é importantíssima, pois vai levar a nossa federação a outro patamar. É uma transformação digital, mas também uma transformação humana”, disse o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
“Todo este momento me lembra uma fala que ouvi de um suíço em uma palestra: o que precisamos é chegar no futuro antes da indústria. É isso o que a FIEC está fazendo”, corroborou Veridiana Soarez, superintendente do SESI Ceará.
Para Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, o momento é de orgulho. “Tudo é fruto da nossa união e integração, só tenho a parabenizar e agradecer”.
Já Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios, lembrou a coragem e a ousadia da atual gestão em impulsionar este processo: “Não é uma transformação, é uma revolução digital”.
Estratégia de Transformação Digital
Para impulsionar a transformação digital, a FIEC contratou algumas ferramentas tecnológicas, com o objetivo de dar velocidade e autonomia aos processos de maior impacto nos negócios das casas SESI, SENAI e IEL, a exemplo da empresa Garter e do CRM Salesforce.
Para garantir a organização interna e receber a demanda gerada pelas mudanças, a FIEC decidiu revisar todos os seus processos. “Identificamos que existiam mais de 500 fluxos para serem revisados e tomamos um susto. Uma empresa que tem 500 fluxos tende a ser altamente burocrática e morosa. A cara que queremos dar aos nossos serviços é que sejam desburocratizados, fluidos e extremamente ágeis. Tínhamos processos que não eram revisados e otimizados há anos, agora estamos fazendo tudo de uma vez”, conta a gerente de Planejamento da FIEC, Débora da Costa.
O redesenho dos fluxos provocou mudanças em todos os setores, que tendem a ficar ainda mais intensas a partir de 2021.
O programa conta com três PMOs (Project Management Office) ou "escritórios de projetos", que são departamentos que têm como responsabilidade definir e zelar pela manutenção dos padrões de gerenciamento dos projetos.
Os PMOs são: PMO 4.0; PMO Negócios; e PMO BackOffice. Na live desta sexta-feira, foram apresentados os seis projetos que estão sob a tutela dos PMOs:
Portal do cliente e diagnóstico de maturidade empresarial;
Algoritmos de inteligência artificial e aprendizagem de máquina;
Implantação do Salesforce;
Processo de venda consultiva; e
Otimização e Automação de processos administrativos.