SESI Ceará destaca as novas tendências pedagógicas no Dia Mundial da Educação
Neste 28/04, Dia Mundial da Educação, o SESI Ceará além de celebrar a data traz um momento de reflexão sobre as novas demandas que o ensino vem trazendo nos últimos anos, assim como a adaptação antecipada às ferramentas digitais, indispensáveis no lecionar atual.
Segundo o diretor da Escola SESI SENAI Parangaba, Robério Ferreira da Silva, essas transformações, que ocorrem por conta das demandas tecnológicas e sociais, se tornaram mais velozes devido às mudanças ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Da noite para o dia, professores e alunos tiveram que se reinventar com aulas remotas, em tempo real e videoaulas, entre outras ferramentas.
Robério ressalta que essa nova versão da educação é a tendência para o futuro: o dueto composto por ensino presencial e online, unindo a sala de aula e conteúdos produzidos com apoio de ferramentas de tecnologia, vai invadir mais fortemente a vida do estudante no mundo pós-pandemia. “Os educadores se viram diante de muitos desafios. Em relação aos estudantes dos primeiros anos da Educação Básica, a modalidade de estudo remoto é algo que necessitará de um maior período para adaptação”, conta.
As Escolas SESI SENAI já adotam em suas rotinas o uso de ferramentas digitais, especialmente com os alunos do Ensino Médio, o que contribuiu para uma melhor adaptação dos alunos. Durante a pandemia, a escola potencializou o ensino híbrido, por meio da utilização de diferentes plataformas de ensino e aprendizagem, da oferta de aulas presenciais e remotas simultâneas e o revezamento entre os alunos.
Sonia Soares da Silva, diretora da Escola SESI SENAI Juazeiro do Norte, destaca que a Escola SESI SENAI dispõe de uma grande variedade de tecnologias, como ferramentas da Microsoft e Google Education, robótica, portal de educação e games, que tornam o processo de ensino aprendizagem mais participativo, motivador e produtivo.
Para ela, as tecnologias educacionais associadas às metodologias ativas, vêm potencializando a aprendizagem. “Tornando, assim, os alunos sujeitos da construção do conhecimento, gerando autonomia e participação nas aulas e, com isso, desenvolvendo um cidadão e um futuro profissional mais crítico, participativo e consciente”, analisa.
Como a equipe da Escola SESI SENAI Sobral também já era capacitada com ótima interação nas novas tecnologias como ‘Meet’, ferramentas ativas, tanto no Office 365 como no Google, a atuação para o novo formato das aulas, reunião de pais e momentos com a equipe de profissionais foi facilitada, explica a diretora da unidade, Sâmia Ponte.
“Tivemos uma experiência exitosa com a realização da Semana de Tecnologia (Simpeja) e o Congresso de Educação de forma virtual. Unimos as três Escolas do SESI SENAI, Sobral, Parangaba e Juazeiro do Norte, para vivenciarem juntos momentos e experiências, envolvendo todos os alunos, profissionais e empresas parceiras numa interação ímpar que talvez no presencial não fosse possível realizar pela distância e a inviabilidade de deslocamento”, destaca a diretora.
Saiba mais sobre as escolas SESI SENAI AQUI