FIEC participa da primeira oficina para Pacto Colaborativo pela Não Violência à Mulher
A Superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Veridiana Soárez, a Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, e o Especialista Educacional e Interlocutor do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), Douglas Carioca, participaram na tarde da última terça-feira, 11/05, da abertura da primeira oficina para o Pacto Colaborativo pela Não Violência à Mulher.
Além deles, participaram também Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria da FIEC e Mariana Biermann, Pesquisadora do Observatório.
A ação foi realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Grupo Mulheres do Brasil, o Íris, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará).
O Pacto Colaborativo tem a finalidade de estabelecer uma conversa com instituições públicas e privadas para agir de forma preventiva contra a violência doméstica. Isso ocorre principalmente por meio de programas e serviços oferecidos às vítimas. A ação também pretende que as empresas almejem em seus planos de gestão uma visão social, implantando ações eficientes que alcancem a população.
"O evento foi incrível. Além de conhecer pessoas extremamente engajadas nesta temática, pude ampliar ainda mais minha visão sobre a seriedade desse assunto, e como podemos combater esse problema", afirmou Veridiana Soárez.
"O SENAI é uma instituição que preza pelos direitos das mulheres, por meio da formação, qualificação profissional e também pelo Programa de Ações Inclusivas, visando incluir as mulheres em profissões que são estereotipadas para o público masculino. No encontro de hoje, foram levantadas ideias, dificuldades e oportunidades que podem ser construídas por meio dessa união", afirmou Douglas Carioca.
O evento, transmitido via internet, contou também com as presenças da Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, do Cientista-Chefe da Transformação Digital do Governo do Ceará, José Antônio Macêdo, e da Secretária Executiva de Política para as Mulheres da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Denise Aguiar.