SESI Ceará homenageia profissionais que atuam na Educação
Valorizar e reconhecer quem trabalha com carinho e amor é uma das premissas do SESI Ceará. E hoje (6/8), a homenagem é destinada as colaboradores da Educação da entidade em virtude do Dia Nacional dos Profissionais de Educação. Desde 2015, essa data é celebrada no Brasil, de acordo com a lei 13.054/2014. Para festejar esse dia, o SESI Ceará conversou com algumas pessoas da equipe para destacar a motivação delas nesse ofício tão especial. Confira!
Graduado em Pedagogia, com pós-graduação em Gestão escolar e formação técnica em secretaria escolar, além de formação em andamento em neuropsicopedagogia, o coordenador Pedagógico da Escola SESI SENAI Parangaba há mais de dois anos, Bruno Farias de Oliveira, revelou que o desejo e a admiração pela Educação sempre estiveram presentes em sua vida. “Desde criança fui envolvido nas atividades escolares com muita intensidade e me divertia muito na hora de ajudar os professores, a coordenação e a comunidade, inclusive lembro com muito carinho que ajudei, ainda criança, a alfabetizar duas pessoas”, detalhou.
Para ele, ser educador é uma missão, pois, além do processo de ensino-aprendizagem, também tem o papel de inspirar pessoas a trilharem o caminho dos seus sonhos, que se tornam também sonhos dele. “Muito cedo comecei a trabalhar e sempre comentava com meus amigos e familiares que temos que ser felizes em tudo, por isso escolhi essa brilhante e valorosa profissão”, comemorou.
Desenvolvimento pessoal
A pedagoga Silvana Barros sente muito orgulho da profissão e trabalha com educação desde 1998. No SESI há dez anos ela já adquiriu experiência em diferentes segmentos como Projeto Viravida, Educação Básica, Educação Continuada, Fundamental I e II. Hoje, atua como professora de Inovação e Empreendedorismo do quarto ao nono ano.
“Cada vez mais acredito numa educação que transforma e que é capaz de mudar o mundo. E, especificamente, no desenvolvimento pessoal, social, cultural e econômico. Amo educação e defendo, pois faz parte da minha vida. Acredito numa educação que liberta, que dialoga e que soluciona inúmeros problemas”, declarou.
Especialista em Ensino Lúdico, Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia ela destaca que o que mais gosta no trabalho é estar com as pessoas, pois para ela não basta Gostar de pessoas é preciso gostar de estar com pessoas.
Amizade
Há três anos no SESI, a inspetora escolar, Elisabete Garcia, está há oito anos na área da educação. Ao longo dos anos, acumulou boas experiências e ressalta, entre elas, o vínculo com os alunos e o respeito que eles têm com ela, assim como os professores e os demais funcionários da educação.
Ela destacou o carinho e a amizade dos alunos que mesmo depois de formados estão sempre em contato pelas redes sociais. “São coisas pequenas, mas gratificante. É difícil eu falar o que mais gosto na profissão. A educação entrou na minha vida por acaso e me apaixono por tudo que acontece diariamente dentro da escola. Amo meu trabalho”, disse.
Estímulo
Trabalhando como educação há 18 anos, sendo oito deles no SESI Ceará, a assistente administrativo, Juliana Lessa da Silva, adora estimular e motivar as pessoas sobre a importância da educação por meio de uma simples conversa e afirmou que trabalhar na secretaria da escola do Sesi Parangaba tem um grande diferencial, pois vai além de uma escola tradicional, o SESI está sempre inovando e investindo forte na educação.
“Atuamos em diversas modalidades de ensino, seja na Educação de Jovens e Adultos, Educação Continuada ou com o Ensino Regular. Levamos a Educação até o trabalhador da Indústria, que sai da sua jornada de trabalho direto para a sala de aula dentro da sua empresa, como, também, diretamente na Escola Sesi Senai na Parangaba atendendo pais/mães, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Falando em experiência, posso dizer que aprendo diariamente fazendo o que eu gosto, atendendo pessoas de diversas idades. Pois é isso que o nosso cliente procura, atendimento e ensino de qualidade. E isso nós temos”, enfatizou.