telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará auxilia no combate ao fumo

27/08/2021 - 09h08
No dia 29/8 é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para incentivar as pessoas a deixarem de fumar, o SESI Ceará conversou com o enfermeiro do trabalho da entidade, Lindemberg Rodrigues, sobre os malefícios que esse vício traz no dia a dia físico, social e emocional. E, ainda, traz dicas para quem pretende deixar o vício. Confira.
 
A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. 
 
No Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo. R$125.148 bilhões são os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia e 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas.
 
 Doenças 
 
Lindemberg explica que o tabagismo é uma doença que tem relação com cerca de 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer - pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia; doenças do aparelho respiratório - enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias; e doenças cardiovasculares como angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses. 
 
“Há, ainda, outras doenças relacionadas ao tabagismo como úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual; infertilidade; menopausa precoce e complicações na gestação. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes.
 
Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo”, detalha o profissional da saúde.
 
 Fumo x trabalho 
 
De acordo com Lindemberg, a vontade de fumar, além de ser fisiológica, ou seja, dependência química, e habitual, pode também estar relacionada como uma válvula de escape emocional. “É muito comum os fumantes perceberem que fumam mais quando estão passando por algum problema ou estresse, desta forma o ambiente de trabalho que gera um alto nível de estresse pode contribuir para sensação de necessidade maior do uso da nicotina”, observa.
 
Logo, se o profissional se ausenta várias vezes ao dia para fumar, há uma queda no seu rendimento no âmbito de trabalho. Considerando um ano de trabalho, essa perda pode significar um grande déficit para o desenvolvimento profissional em sua área de atuação. Isso sem contar ao cálculo; faltas, atestados médicos e aumento do uso do plano de saúde com relação ao acometimento de novas doenças decorrentes do uso do tabaco.
 
Para auxiliar quem deseja parar de consumir o tabaco, o SESI Ceará oferece palestras e oficinas que abordam a conscientização quanto consumo do tabaco, seus males e benefícios ao parar de consumi-lo; atendimento médico clínico que englobam Cardiologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Urologia e Oftalmologia; exames complementares; atendimentos psicológico e nutricional. E, ainda, atividade físicas e esportivas.
 
 Dicas para parar 
 
Quem busca parar de fumar precisa saber que poderá apresentar alguns sintomas desagradáveis durante o processo e que existe tratamento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O enfermeiro do trabalho orienta no caso do indivíduo querer parar de fumar sozinho algumas dicas. “Escolha uma data para ser o primeiro dia sem o cigarro e para aumentar as chances de êxito não tenha cigarros por perto. Programe algo que goste de fazer, que te agrade e que ajude você a se distrair”, recomenda. 
 
Ele complementa, ainda:
• Reduzir o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.
• Adiar a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.
 
 Benefícios sem o tabaco 
 
Segundo o Ministério da Saúde, estes são alguns dos principais benefícios para quem parou de fumar:
• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
• Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
• Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
• Após 2 dias, o olfato já sente melhor os cheiros e o paladar percebe melhor a comida; 
• Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil, e a circulação melhora;
• Após 1 ano, o risco de morte por infarto é reduzido à metade;
• Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram; 
• Vale ressaltar que parar de fumar pode reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da COVID-19. Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.
 
Para mais informações sobre os serviços do SESI Ceará, e valores, em relação ao combate ao fumo acesse aqui ou ligue (85) 4009.630.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon