Semana de Tecnologia e Cultura estimula desenvolvimento crítico dos alunos
O segundo dia da 6ª edição da Semana de Tecnologia e Cultura foi intenso e muito produtivo. Nas 31 oficinas, oito palestras e três webinars, o SESI Ceará mobilizou, nas três unidades, cerca de 800 alunos de forma remota e presencial. As atividades proporcionaram aos participantes o desenvolvimento crítico em diferentes temáticas.
Como destaque, a Feira das Invenções do Ensino Fundamental - anos iniciais; e a oficina de Minecraft, ministrada pelos estudantes em Fortaleza. Já em Juazeiro do Norte, a oficina sobre Patrimônio Cultural chamou atenção dos alunos; e, em Sobral, a oficina de Robótica ganhou espaço especial na agenda. Além disso, foi realizada uma live sobre o meio ambiente e suas riquezas em parceria com a Semace.
“A Semana de Tecnologia e Cultura 2021, que tem como temática "Um Mundo de Conhecimentos", vem ampliando e despertando curiosidades em nossos estudantes. E é motivo de muita alegria vivenciar e fazer parte desse momento tão importante para a nossa escola”, declarou o coordenador pedagógico Bruno Farias.
Segundo o profissional, por meio dessas atividades, a Escola SESI SENAI possibilita a utilização da tecnologia, trabalhando a cultura, vislumbrando o desenvolvimento do pensamento crítico, que contribui para o processo de ensino aprendizagem com os estudantes.
A Semana de Tecnologia e Cultura segue até amanhã, 4/9, proporcionando um intercâmbio de ideia que consegue que alunos e professores deixem o cotidiano de sala de aula e ocupem todos os espaços das escolas para uma oportunidade única de troca de saberes.
Sobre a Semana de Tecnologia e Cultura
As atividades estão divididas entre as três unidades, Parangaba (Polo Jangadeiros), Juazeiro do Norte (Polo Artesãos) e Sobral (Polo Vaqueiros). Entre elas: oficinas de tecnologia, robótica, dramaturgia, teatro, cinema, cordel e poesias, palhaçaria, fanzine, grafite, mangás, entre outras; soletrando das línguas portuguesa e inglesa; jogos interativos como Freefire e Minecraft, além de atividades que resgatam nossa cultura como reisado; bonecas Abayomi; produção de instrumentos.
Durante o evento também acontece as Olimpíadas voltadas aos jogos populares, entre eles: bila, elástico, corda, xadrez, dama, pipa, carimba, domingo, bandeira e pião. Já os webinars destacam projetos inspiradores como “Saberes que mudam vidas: um surf de transformação” sobre o Projeto social Titanzinho; Meio Ambiente com a Semace; “Brincando com a energia solar”; “Mestre da cultura, mestres do saber” com Izaura Lila; e “Criatividade, empreendedorismo e inovação” com Ivina Passos.