Centro de Inovação do SESI Ceará apresenta Projeto Produtividade na Construção Civil
.jpg)
“O projeto Produtividade na Construção Civil visa mensurar impactos de fatores de segurança do trabalho na produtividade de mão-de-obra em obras de construção de edifícios. Ele busca levantar os fatores que mais impactam na produtividade em cada etapa da obra e mensurar seus impactos, buscando um ponto de equilíbrio em se investir em SST para obter a melhor produtividade, ou seja, melhor custo-benefício”, explica Nogueira, que abriu a reunião dando uma breve explicação sobre o projeto e falando da sua importância para a construção civil.
Na sequência o professor Ubiraci (USP/SP) entrou em detalhes sobre o andamento do projeto e explicou como está sendo formulado o modelo. Após a explicação foi realizado o convite para empresas do Ceará que tenham interesse em colaborar com o projeto, limitado a quatro empresas aqui no Estado e outras quatro em São Paulo.
Rodan Engenharia, Mota Machado, Diagonal e Dasart demonstraram interesse, ficando a BSPAR no cadastro reserva. Já em São Paulo já foram captadas três construtoras até o momento. A primeira reunião de trabalho será realizada no início de outubro e terá a participação de dois representantes de cada empresa, sendo um da área de segurança do trabalho e outro da gestão da obra.
De acordo com o engenheiro de segurança e pesquisador do Centro de inovação do SESI Ceará, Rodrigo Nogueira, o projeto pretende denotar as vantagens de se investir em um ambiente seguro de trabalho mostrando seus aspectos positivos na produtividade em obras. “Com isso esperamos desmitificar a falsa visão de que segurança do trabalho atrasa a produção e gera custos para empresa. Estimulando os gestores a dar maior subsídio para que seus funcionários tenham condições de dar o seu melhor no trabalho, garantindo sua integridade física e moral”, declara o engenheiro.