Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (11/10): SESI CE realiza live para desmistificar o tema
Entre os temas mais relevantes da atualidade, está a obesidade, comorbidade que pode gerar outras enfermidades e precisa ser acompanhada. A prevenção sempre é o melhor remédio. Para debater questões relacionadas ao excesso de peso e de gordura o SESI Ceará promove no dia 11 de outubro, às 13h03, uma live com as profissionais da entidade, nutricionista e especialista em nutrição clínica Aline Faheina, e a professora de educação física e especialista em fisiologia do exercício e treinamento esportivo, Keila Celestino. A live será transmitida pelo Instagram do SESI Ceará @sesiceara.
Durante a live, Keila Celestino abordará no contexto de atividade física alguns dados da Obesidade no Brasil; o sedentarismo como fator que contribui para a obesidade; desmistificar termos como fisicamente inativo, sedentário, sedentarismo e fisicamente ativo e não sedentário. Além de revelar os benefícios da prática regular de atividade física para pessoas com sobrepeso e obesos.
Já na parte de nutrição, Aline Faheina, vai transitar desde a conscientização do excesso de peso, sobre a prevalência, gravidade e diversidade discriminatória ao peso até o movimento ao combate a obesidade e a promoção da mudança de estilo. E, ainda, irá ajudar na informação e educação sobre uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Graus de obesidade
A nutricionista informa que existem diferentes graus de obesidade, dependendo da variação do índice de massa corporal (IMC). Grau I – 30 a 34,9 Kg/m2; grau II – 35 a 39,9 Kg/m2: grau III, conhecido como obesidade mórbida, acima de 40 Kg/m2. Já acima de 25 Kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, e acima de 30 Kg/m2 ele é considerado obeso, quando poderá adquirir doenças crônicas decorrente do excesso de gorduras corporal, como cardiovasculares e gordura no fígado.
SESI CE x Obesidade
Keila Celestino explica que a obesidade é um processo que se instala de forma multifatorial e a longo prazo. O tratamento para mudança desse cenário obeso, também é multifatorial, então, só a prática de exercícios, ou apenas as mudanças na dieta não darão resultados esperados. “Então, esse indivíduo obeso, fará o tratamento com a combinação de vários métodos, que podem ser mais eficazes, tais como, farmacológicos, reeducação alimentar, a prática regular de exercícios e tratamento psicológico”, ressalta a especialista.
Em relação às atividades físicas e esportivas, o SESI Ceará oferece a valores acessíveis academias nas unidades Parangaba, Barra do Ceará, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, com profissionais capacitados na parte fitness, ginástica e atividades aquáticas. E na área médica, disponibiliza as clínicas com atendimentos com nutricionista e psicólogos, além de outras especialidades e exames.
Para as empresas, o SESI Ceará oferece serviços personalizados como o Programa de Qualidade de Vida (PQV) composto por uma equipe multiprofissional com nutricionista, profissional de Educação Física e Psicólogo, que visa promover junto aos trabalhadores, a conscientização para a mudança de hábitos saudáveis através do autocuidado apoiado.
Para mais informações acesse www.sesi-ce.org.br ou ligue 85 4009.6300