Estudantes das Escolas SESI SENAI são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Trouxemos ouro para o Ceará! Sim, os estudantes de Escolas SESI SENAI foram medalhistas da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2022). Os resultados foram divulgados agora, em julho, mas a competição foi realizada no último mês de maio. Dezesseis alunos foram medalhistas, alcançando 3 medalhas de ouro, 7 de prata e 6 de bronze.
A Gerente da Unidade de Educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho parabenizou os estudantes pelos excelentes resultados: “O sucesso de nossos alunos é motivo de muita alegria e nos impulsiona cada vez mais para o desenvolvimento de um trabalho de excelência, em que a qualidade do ensino aprendizagem é o centro. Aproveito a oportunidade para parabenizar os medalhistas, seus familiares e professores pelo empenho e resultados obtidos”, afirma.
Para a realização da prova, os estudantes tiveram que estudar os nomes e características de planetas e satélites naturais, movimento de rotação e translação da Terra, estações do ano e o movimento das estrelas na esfera celeste. A OBA é um recurso pedagógico que premia os melhores estudantes e incentiva o interesse pelo estudo da ciência astronômica, no Brasil.
Segue a relação dos medalhistas das Escolas SESI SENAI:
Fortaleza
Ouro - Vinicius Dias Ferreira (7º ano)
Ouro - Isabel Xavier Barbosa (9º ano)
Ouro - João Miguel Nobre Barros (7º ano)
Prata - Arthur Pereira Martins (9º ano)
Prata - Natanael Cavalcante de Sousa (9º ano)
Bronze - Emanuel Ferreira Viana (2º ano - Médio)
Bronze - Gabriel Braga Sampaio de Lima (2º ano - Médio)
Sobral
Prata - Ana Heloísa Farias Moreira (2º ano - Médio)
Prata - Francisco Ryan Tavares (1º ano)
Prata - Ana Lívia Sousa Cavalcante (8º ano)
Prata - Nilton Marcelino Silva Filho (8º ano)
Bronze - João Batista Moreira C. Neto (3º ano)
Bronze - Sofia Oliveira Brito Bonfim (4º ano)
Bronze - Lilian Carla de Moreira Silva Filho (8º ano)
Bronze - Ana Clarice Silva Frota (9º ano)
Juazeiro do Norte
Prata - Manuela Opusculo Masalkas (8º ano)
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio.