HOJE (27): FIEC realiza Seminário pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. As inscrições já estão encerradas.
Hoje, dia 27 de julho, é dedicado à Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma data instituída em 1972. Em alusão a isso, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza, através do SESI Ceará, o Seminário - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovendo debates, reflexões e apresentação de iniciativas e soluções para a indústria. As inscrições já estão encerradas.
O evento acontece no auditório Waldyr Diogo, na Casa da Indústria, em Fortaleza, com a abertura do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e a participação de autoridades no tema (Veja programação completa abaixo).
Segundo o Dr. Alexandre de Lima Santos, Médico do Trabalho da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Ceará, o seminário vai discutir grandes temas relacionados à saúde e à segurança do trabalhador da indústria. “O acidente no trabalho e a doença relacionada ao trabalho representam números muito significativos, na nossa sociedade. Qualquer fórum de debates em que se discuta mecanismos e meios de redução dos índices é sempre bem-vindo. Teremos a participação do Tribunal Regional do Trabalho, com o desembargador Francisco José; além de outros profissionais da segurança do trabalho, pois o nosso foco é a indústria forte, segura e saudável. Falaremos também sobre fiscalização e saúde mental nos ambientes laborais”, cita.
O público esperado é composto por empresários, gestores empresariais, sindicatos patronais, universidades, profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, Segurança e Saúde do Trabalho, Jurídico, Contabilidade e outros profissionais vinculados à gestão empresarial, além de interessados na Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Doenças Relacionadas ao Trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) sinaliza que o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho. Isto significa que ainda há muito o que avançar e por conquistar, e que as ações práticas precisam ser realizadas em três frentes, envolvendo governos, empregadores e trabalhadores. Manter ambientes e processos de trabalho seguros e saudáveis é uma responsabilidade compartilhada em que é essencial o processo de identificação das situações de riscos e vulnerabilidades presentes nos ambientes de trabalho, tendo repercussão direta na saúde individual dos trabalhadores e na sociedade.
SERVIÇO:
Seminário - Dia Mundial de Prevenção de Acidentes de Trabalho - FIEC
Quando: Dia 27/07/2022, quarta-feira - A partir das 16h
Onde: Auditório Waldyr Diogo - Casa da Indústria - Piso Térreo
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota (Fortaleza - CE)
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
16h: Coffee de Recepção dos Participantes.
16h30: Abertura Oficial com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) Dr. José Ricardo Montenegro Cavalcante.
16h45: Veridiana Sales Pinheiro Aragão, Gerente da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria, Corporativo SESI Ceará / Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
16h50: Palestra Dr. Francisco José Gomes da Silva, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região/CE e Membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro. TEMA: O Programa Trabalho Seguro e o Papel das Empresas para o Desenvolvimento da Cultura de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
17h15: Palestra Dra. Geórgia Maria da Silveira Aragão, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 7ª Região/CE. TEMA: O Papel do Ministério Público do Trabalho na Promoção de Ambientes de Trabalho Seguros e Saudáveis nas Empresas.
17h40: Palestra Dr. Alexandre de Lima Santos, Médico do Trabalho da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria, Corporativo SESI Ceará/Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). TEMA: A Nova Gestão em SST e o Compliance para a Conformidade Legal e o Impacto nos Negócios.
LANÇAMENTO: Curso Gestão & Compliance em Segurança e Saúde do Trabalho em Tempos de eSocial.
18h: INTERVALO - Coffee Break de Integração entre os Participantes.
18h15: Palestra Vitória Márcia Araújo Amâncio, Auditora Fiscal do Trabalho e Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho. TEMA: Segurança e Saúde do Trabalho Muito Além das Normas Regulamentadoras.
18h35: Palestra Dr. Leonardo Cabral, Médico do Trabalho e Presidente da Associação Cearense de Medicina do Trabalho (ACEMT). TEMA: O Panorama da Saúde Mental e a Síndrome de Burnout nas Empresas: Estratégias de Prevenção e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho.
18h55: Case Promoção da Saúde (Empresa BSPAR).
19h15: Case SST (Empresa CERBRÁS).
19h35: DEBATE COM MEDIAÇÃO.
- Mediador: Dr. Alexandre de Lima Santos, Médico do Trabalho da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria, Corporativo SESI Ceará/Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
- Dr. Francisco José Gomes da Silva, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região/CE e Membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro.
- Dra. Geórgia Maria da Silveira Aragão, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 7ª Região/CE.
- Vitória Márcia Araújo Amâncio, Auditora Fiscal do Trabalho e Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho.
- Dr. Leonardo Cabral, Médico do Trabalho e Presidente da Associação Cearense de Medicina do Trabalho (ACEMT).
20h35: Encerramento Oficial com o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará Dr. Paulo André de Castro Holanda.