FIEC realiza Seminário pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SESI Ceará, realizou, durante a tarde da última quarta-feira (27/07), o Seminário pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovendo debates, reflexões e apresentação de iniciativas e soluções para a indústria.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro de Holanda; Francisco José Gomes da Silva, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região/CE e Membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro; Veridiana Sales Pinheiro Aragão, Gerente da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria, Corporativo SESI Ceará; Geórgia Maria da Silveira Aragão, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 7ª Região/CE e Alexandre de Lima Santos, Médico do Trabalho da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria, Corporativo SESI Ceará, além de presidentes e membros de sindicatos filiados à FIEC.
Durante a abertura do seminário, o Vice-Presidente da FIEC destacou a importância da segurança do trabalho. “Agradeço a presença de todos aqui hoje, para tratarmos de um assunto tão relevante, como a Segurança do Trabalho. Quando fui presidente do Sinduscon e até hoje, sigo falando para todo mundo que a Segurança do Trabalho é um ato de amor ao próximo. Investir em segurança do trabalho não é custo, é um investimento para a sua empresa. Desejo um bom evento a todos e estamos aqui para o que vocês precisarem da FIEC. Obrigado!", disse André Montenegro.
Após a abertura, a Gerente da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Ceará falou sobre os altos números de acidentes de trabalho no Brasil. “A nossa missão, enquanto SESI Ceará e integrante da FIEC, é fortalecer a indústria e incentivar o desenvolvimento do Ceará. O nosso Presidente, Ricardo Cavalcante, e sua diretoria, estão todos comprometidos com o desenvolvimento de ações que tenham impactos importantes a nível nacional, por exemplo, o Elmo, que salvou muitas vidas durante a pandemia. Encerro minha fala pedindo para nos unirmos em uma corrente de força, com o objetivo de estabelecermos a cultura de prevenção ao acidente de trabalho e diminuirmos os números no Brasil que são tão críticos", afirmou Veridiana Sales.
Ainda durante o evento, aconteceram palestras do Desembargador do TRT, Francisco José Gomes da Silva, com o tema “O Programa Trabalho Seguro e o Papel das Empresas para o Desenvolvimento da Cultura de Prevenção de Acidentes de Trabalho"; da Procuradora do Trabalho, Geórgia Maria da Silveira Aragão, com o tema “O Papel do Ministério Público do Trabalho na Promoção de Ambientes de Trabalho Seguros e Saudáveis nas Empresas'' e do Médico do Trabalho, Alexandre de Lima Santos, com o tema “A Nova Gestão em SST e o Compliance para a Conformidade Legal e o Impacto nos Negócios”.
Em seguida, houve o lançamento do curso Gestão & Compliance em Segurança e Saúde do Trabalho em Tempos de eSocial. O curso será ministrado pelo Dr. Alexandre de Lima Santos, de 08 a 11 de agosto, de forma presencial.
“O SESI Ceará, com sua já reconhecida e celebrada capacidade técnica e de gestão em SST no País, tem se colocado à disposição do setor industrial e do mercado com consultorias e assessorias técnicas e de gestão com vistas ao cumprimento das obrigações das empresas e organizações para a adequação e profissionalização da conformidade técnica e legal, bem como ao compliance trabalhista, previdenciário e tributário de seus processos de SST”, ressaltou Alexandre de Lima.
Após o intervalo, mais palestras aconteceram com Vitória Márcia Araújo Amâncio, Auditora Fiscal do Trabalho e Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho, com o tema “Segurança e Saúde do Trabalho Muito Além das Normas Regulamentadoras'' e com Leonardo Cabral, Médico do Trabalho e Presidente da Associação Cearense de Medicina do Trabalho (ACEMT), com o tema “O Panorama da Saúde Mental e a Síndrome de Burnout nas Empresas: Estratégias de Prevenção e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho”.
Um debate finalizou o evento, que contou com presença de empresários, gestores empresariais, sindicatos patronais, membros de universidades, profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, Segurança e Saúde do Trabalho, Jurídico, Contabilidade e outros profissionais vinculados à gestão empresarial, além de interessados na Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Doenças Relacionadas ao Trabalho.