telefone(85) 4009.6300

Estudante da Escola SESI SENAI se destaca em etapa regional e vai disputar a nacional das Paralimpíadas Escolares 2022

30/08/2022 - 10h08

A estudante da Escola SESI SENAI da Parangaba, Gabriela de Mesquita Brilhante, tem apenas 15 anos, mas um grande currículo de vitórias acumuladas na vida e no esporte. O sobrenome não é à toa: ela tem mostrado esforço e talento, brilhando em competições de natação. As mais recentes conquistas foram na etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022, realizada entre 24 e 26 de agosto, em Natal (RN). Gabriela voltou com cinco medalhas no peito: duas de ouro e três de prata!

Agora, a estudante está classificada para competir na etapa nacional, que acontecerá em São Paulo (SP), de 23 a 25 de novembro deste ano.

Ainda em Natal, cerca de trezentos atletas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe participaram da competição regional, nas modalidades de natação, atletismo e bocha.

Veja a classificação da Gabriela:

Categoria: 100m Peito
🥇 Ouro

Categoria: 200m Medley
🥇 Ouro

Categoria: 50m Livre
🥈 Prata

Categoria: 100m Livre
🥈 Prata

Categoria: 100m Costa
🥈 Prata

 

A emoção e o foco da jovem atleta

Gabriela não esconde a alegria de ter participado e conseguido ótimos resultados na etapa regional. Mas a emoção, agora, dá lugar à preparação para competir em São Paulo, no mês de novembro. “Estou muito feliz porque passei para a etapa nacional. Sei que, nesta, será mais difícil, pois irei competir com os melhores atletas de cada estado. Mas treinarei bastante para trazer mais medalhas para a minha escola e o estado do Ceará, assim como foi nas etapas anteriores”, diz ela, confiante.

Segundo o professor de Educação Física da Escola SESI SENAI Parangaba, Wagner Jean, a jovem atleta é um exemplo a ser seguido por outros estudantes que desejam competir: “Gabriela é motivo de muito orgulho para a escola e serve como inspiração para os demais alunos, pela sua humildade, perseverança e superação”, afirma.

Conheça mais sobre Gabriela

Gabriela é estudante do 1º ano do Ensino Médio, na Escola SESI SENAI da Parangaba, em Fortaleza. Ela é portadora de uma deficiência chamada agenesia transversal de membros superiores, uma condição física que acontece ainda na formação do embrião, durante a gestação. Com isso, Gabriela nasceu sem parte do antebraço esquerdo. Segundo a mãe dela, Júlia Mesquita, a limitação física não impediu a filha de praticar atividades para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras. “A Gabi chegou a fazer natação, entre os 5 e 6 anos de idade. Também fez dança, adorava dançar jazz. Depois, ela voltou a treinar natação, em 2021. Hoje, ela é da Federação Cearense de Desportos Aquáticos, a FCDA”, comenta.

Em casa, as medalhas se acumulam, resultado de competições dentro e fora do Ceará. Para encarar os desafios, a paratleta conta também com apoio de duas instituições fundamentais: o SESI Ceará e a Associação D’eficiência Superando Limites (ADESUL), que tem programas de atendimento a paratletas, em 13 modalidades esportivas, em Fortaleza e Região Metropolitana.

Felipe Catunda, presidente da ADESUL, pontua que Gabriela conseguiu se destacar, mesmo em pouco tempo de treinos: “Ela se desenvolveu de forma muito rápida, com apoio da professora Heloísa Stangier, profissional de Educação Física. A primeira participação dela foi nas Olimpíadas Escolares nacionais do ano passado e, mesmo em competições de natação de idade aberta, ela tem se destacado”, comenta.

E, pelo que Gabriela mostrou em Natal, a carreira de atleta está só começando. Vamos torcer para que, na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, ela continue conquistando grandes vitórias!

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon