Empresas aprovadas no 3º ciclo do edital SESI Tech recebem as boas-vindas, no Habitat de Inovação do SENAI, em Maracanaú
Nesta quinta-feira, 23/02, três empresas selecionadas no terceiro ciclo do Edital SESI Tech foram recebidas no Habitat de Inovação do SENAI Ceará, em Maracanaú: Vital Natura Nutrição e Saúde, AVCO Polímeros do Brasil S/A e Framework Projetos Gestão LTDA. Além delas, duas novas startups também passam a integrar o Habitat: AutoLar e Meta Amazon Solution.
O Superintendente do SESI e Diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, explica a criação do edital. “Surgiu de uma demanda que foi criada dentro do Conselho Regional do SESI - formado por empresários, membros da academia e outras instituições, como a Superintendência Regional do Trabalho -, de fomentar mais a inovação do SESI. E o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, sempre com um olhar voltado à inovação, de pronto, aprovou. Fomos a Brasília, conversamos com o Rafael Lucchesi (Diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Diretor-Geral do SENAI e Diretor-Superintendente do SESI); construímos, juntos, o Centro de Inovação do SESI e o edital SESI TECH. Este modelo tornou-se um case que, este ano, será replicado em outros estados. Foi destinado o volume significativo de R$ 10 milhões em recursos para serem investidos em um ano - um grande diferencial, já que não é qualquer departamento regional que disponibiliza este montante”, afirma.
Até agora, o edital SESI Tech já aprovou 11 empresas, em três ciclos. Dentre as aprovadas que foram recebidas hoje, está a Vital Natura, que vai desenvolver uma ferramenta voltada à saúde dos trabalhadores, como explica a CEO da empresa, Elisa Lerch: “A Jornada da Saúde visa ajudar colaboradores de empresas a melhorar a saúde, com redução de obesidade e as doenças que aparecem com o aumento de peso. É um aplicativo que vai, inclusive, ajudar as empresas a reduzir o absenteísmo e os custos. Minha empresa traz uma solução interativa, aulas de mentoria, educação nutricional e, com a inteligência do aplicativo, será direcionado o melhor tipo de dieta para o colaborador”.
SESI e SENAI Ceará - criadores de conexões
As soluções que nascem no Habitat de Inovação do SENAI Ceará, criadas pelo Edital SESI Tech podem chegar bem longe e serem replicadas em empresas de qualquer lugar, como afirma o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia, Carlos Mesquita:
“As empresas já veem o SESI e o SENAI como uma oportunidade de alavancarem seus negócios. Os projetos de saúde, depois de prontos, podem atender tanto à indústria como escolas e clínicas do SESI. Podemos contribuir com as pessoas que utilizam nossas unidades. Nós temos um papel importante no desenvolvimento de ideias que podem gerar royalties e contribuir com o desenvolvimento das startups”, afirma.
É o caso das duas novas startups que passam a compor o time de empresas habitadas no Instituto SENAI de Tecnologia, em Maracanaú: AutoLar e Meta Amazon Solution.
“Para mim, é fantástico ter essa oportunidade. Somos uma empresa que nasceu no Acre e vimos aqui, no Ceará, a oportunidade de estar em um ecossistema em que podemos fomentar outros negócios e ter uma aceleração para chegarmos a outros objetivos. A gente sabe que isso vai ser um divisor de águas em nossa startup”, diz o CEO da Meta Amazon, Alder Lima, que desenvolve soluções em realidade virtual para reduzir custos de construtoras e engenheiros, tanto em obras quanto na apresentação de imóveis que ainda serão concluídos.
Certeza compartilhada, também, pelo CEO da AutoLAR, Bruno de Lima: “Nós já estávamos operando na incubadora do IFCE e vimos a oportunidade de estar aqui, como startup fixa no Habitat de Inovação do SENAI, como um grande canal de conexões com as grandes empresas”.
Segundo Paulo André Holanda, a ampliação do Habitat de Inovação do SENAI já é uma necessidade. “Quero parabenizar o Carlos Mesquita e toda a sua equipe e já estamos vendo a possibilidade de ampliar o Habitat de Inovação, pois a quantidade de indústrias que querem ficar habitadas aqui tem crescido bastante”, conclui.
Mais sobre o SESI TECH
O SESI TECH foi criado para apoiar e desenvolver soluções para tecnologia e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras, em produtos e/ou serviços, direcionados para Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que serão aplicados às demandas industriais. As soluções podem ser propostas por indústrias e startups de base tecnológica. Nesta edição, são investidos R$ 10 milhões para a cooperação, o desenvolvimento de produtos (bens) e/ou processos inovadores, novos ou aprimorados, que promovam o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções nos processos e produtos com foco em Saúde e Segurança do trabalhador, aplicados às demandas industriais. Clique aqui para acessar o portal do SESI TECH.
“Não se fala em inovação sem conhecimento. É por isso que existe o Instituto SENAI de Tecnologia, sempre atrelado às escolas SESI SENAI. As inovações que estamos pensando são focadas sempre nas pessoas e na geração de emprego e renda”, diz Paulo André Holanda.