Equipe SESI SENAI realiza visita técnica à primeira usina de hidrogênio verde do Ceará, na EDP
Na última quinta-feira (29/06), a equipe do SESI SENAI Ceará foi recebida pelo Gerente de Operações e P&D da EDP, Cayo Moraes, e pelo Engenheiro de Planejamento, Diego Rebouças. Durante a visita técnica, os engenheiros, professores e especialistas do SESI SENAI tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes técnicos do projeto e de visitar a primeira usina de hidrogênio verde (H2V) do Ceará.
O objetivo foi promover uma breve imersão no tema para reforçar o conhecimento da equipe envolvida com o intuito de auxiliar na construção de novos cursos e projetos de inovação na área. A planta iniciou a operação, em dezembro de 2022, com foco no estudo de modelos de negócio para o H2V, além de suprir a demanda interna da empresa. Desde então, tem recebido visitantes nacionais e internacionais interessados em aprender sobre a tecnologia.
O projeto da EDP é uma iniciativa pioneira no estado, desenvolvido em parceria com instituições públicas e privadas como GESEL, IATI e HYTRON. O projeto é composto por uma usina solar com 3 MW de potência instalada, um módulo eletrolisador de 1,25 MW para produção do hidrogênio verde e um sistema de armazenamento do gás, que representam um investimento de R$ 41,9 milhões. A unidade de produção de H2V tem capacidade de produzir 250 Nm3/h.
Estiveram presentes na reunião a equipe da Assessoria SESI SENAI Ceará para Transição Energética, Isabela Maciel, Marques Neto e Felipe Frutuoso, os especialistas técnicos, José Filho e Emerson Jimmy, a consultora de química do IST, Isabelly Freitas, os professores, Talita Leite, Swytz Tavares e Cláudio Furtado e o engenheiro de segurança do SESI, José Nabuco.