SESI Ceará: 75 anos fazendo história
O Serviço Social da Indústria está presente no Ceará desde 1948, proporcionando saúde, segurança, qualidade de vida e educação de excelência aos cearenses. Sempre com o olhar no futuro, é também sinônimo de inovação.
O mundo mudou bastante nos últimos 75 anos. As tecnologias avançaram rapidamente, na indústria, na medicina, nos esportes, nas artes e na educação. Em 2023, no Ceará, uma das mais importantes instituições completa sete décadas e meia como símbolo de inovação e serviços de excelência prestados à sociedade: o SESI, Serviço Social da Indústria. Hoje, com seis unidades distribuídas em quatro municípios, representa, na prática, uma das mais importantes missões da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC): a de promover saúde, segurança, qualidade de vida e educação para os trabalhadores da indústria cearense, inovação para as empresas e, para além deste círculo, toda a comunidade.
Atualmente, o Superintendente Regional do SESI Ceará é o engenheiro Paulo André Holanda, que também é Diretor Regional do SENAI Ceará. “Quero externar minha alegria em fazer parte dos 75 anos do SESI, principalmente com foco em melhorar, cada vez mais, a qualidade do nosso ensino, das nossas clínicas do SESI e do nosso trabalho em promover a inovação nas indústrias, também focados na segurança do trabalhador e na promoção da saúde. Portanto, agradeço ao nosso presidente Ricardo Cavalcante (e toda a sua diretoria), que está fazendo um trabalho brilhante na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, pela confiança que ele dá ao nosso trabalho, o meu e da minha equipe”, diz Holanda.
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressalta que o SESI Ceará tem construído uma reputação significativa, em todos esses anos de presença em nosso estado: “O SESI é uma grande referência em serviços e produtos para as empresas e para a população em geral, contribuindo efetivamente para o crescimento do Estado. Suas ações vão desde a promoção da saúde para os trabalhadores da indústria à educação de qualidade vista em nossas escolas. Isso é atestado pelo reconhecimento nacional que o SESI Ceará recebe das grandes instituições públicas e privadas, e da própria sociedade. Nestes 75 anos de história, parabenizo os colaboradores, coordenadores, gerentes e o superintendente, Paulo André Holanda, pelo trabalho de excelência que todos têm feito, gerando bons frutos e ótimos resultados, fazendo as entregas ‘hoje’ sempre com o olhar voltado para o ‘amanhã’.”
Como tudo começou… e continua
Essa história tem início no dia 7 de julho de 1948, com a criação de uma Delegacia Regional subordinada ao Departamento Nacional. Com a organização da FIEC, a partir de 1950, a Delegacia Regional foi elevada a Superintendência.
De lá para cá, o SESI Ceará cultiva uma história de transformações e avanços, desde a abertura de novas unidades na capital até a criação de escolas, clínicas e também do Centro de Inovação do SESI (CIS). Mas as fronteiras são apenas um detalhe. Os serviços e tecnologias ofertados e criados pelo SESI estão espalhados por várias cidades cearenses.
Saúde e Inovação
A SESI Clínicas oferecem atendimento presencial em estruturas de qualidade, com profissionais qualificados e valores acessíveis em diversas especialidades médicas, como cardiologia, clínica médica, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, nutrição, pré-natal, pediatria, psicologia, psiquiatria e urologia, além de teleconsultas em algumas delas. Qualquer pessoa pode ter acesso às nossas unidades, com a possibilidade de realizar exames em tempo hábil e receber resultados com rapidez.
Na indústria, também atuamos com agilidade, levando nossas 10 unidades móveis para atender os trabalhadores, onde quer que as empresas estejam. Além disso, essas indústrias contam com nossas soluções em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que garantem conformidade com a legislação, eficiência, produtividade, economia e qualidade de vida para os colaboradores. Muitas delas, já aportadas no processo da Indústria 4.0, nascem no Centro de Inovação do SESI, localizado em Maracanaú, que atua junto ao Instituto SENAI de Tecnologia (IST), atendendo clientes de todo o estado, utilizando a tecnologia e a ciência de dados para apoiar as tomadas de decisão.
Em 2022, foi lançado o edital SESI Tech, que faz parte da plataforma de Inovação do SESI SENAI Nacional, com 100% dos recursos oriundos do SESI Ceará para apoiar as indústrias cearenses e startups de todo Brasil no desenvolvimento de projetos e soluções.
Além de tudo isso, a promoção da saúde também está em nossas unidades, nas academias de alto padrão e nas estruturas para a prática de atividades físicas e esportivas de diversas modalidades, como natação, futsal, beach tennis, hidroginástica, pilates e muito mais.
Educação
O SESI Ceará também é destaque nacional, quando o assunto é Educação. Desde 2018, somos pioneiros na implantação do Novo Ensino Médio no Brasil, junto a outros quatro departamentos regionais. E, desde o Ensino Fundamental, os estudantes se conectam com o mundo do trabalho e têm incentivados o protagonismo, a criatividade e o bom convívio social. Além da Cultura Maker, a Robótica é um dos mais relevantes instrumentos de transformação, levando alunos a participarem de torneios regionais, nacionais e internacionais. Temos cinco escolas que atendem a mais de 4 mil alunos, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Nossa meta é ultrapassar a marca de 6 mil alunos, em 2024.
Também vale destacar a missão da FIEC, através do SESI, de levar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a diversos públicos, em parceria com empresas, governos municipais e estadual, desde trabalhadores da indústria a internos do sistema prisional cearense.
Enfrentamento à Covid-19
Um dos mais significativos e recentes desafios enfrentados pelo SESI foi a pandemia de Covid-19, que mexeu com o mundo inteiro. No Ceará, o Serviço Social da Indústria agiu com rapidez, possibilitando a capacitação de médicos de hospitais públicos, promovendo a doação de ventiladores pulmonares, a compra de máscaras, a aquisição de materiais e insumos para a fabricação dos capacetes ELMO (equipamentos de respiração artificial não-invasivos, criados no Ceará para evitar a intubação de pacientes com Covid, reduzindo em 60% a necessidade de internação em UTI) e o conserto de equipamentos hospitalares. Além disso, o SESI Ceará ofereceu milhares de testes rápidos e abriu suas unidades para a testagem e a vacinação. Para facilitar a vida das pessoas, contratou um serviço exclusivo de transporte para levar idosos aos postos de imunização.
Passado, Presente e Futuro
É também do SESI Ceará o Museu da Indústria, localizado na R. Dr. João Moreira, 143, no Centro de Fortaleza, bem em frente ao Passeio Público. Graças à aquisição do edifício histórico (tombado pelo patrimônio público) pelo SESI, em 2001, as estruturas passaram por restaurações a partir de 2005. Hoje, tem mais de 2.000 m² de área disponível, com a proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento. Em 2022, batemos o recorde de mais de 30.000 visitantes.
O Museu da Indústria vai completar 10 anos de atividades, em 2024. É um equipamento cultural aberto ao público e conta com o serviço de visitas guiadas. Para informações sobre horário de funcionamento e agendamento, acesse o site museudaindustria-ce.org.br.
É por toda essa história que, hoje, comemoramos os 75 anos do SESI Ceará com um sorriso no rosto e muita energia para seguir proporcionando ao nosso estado e nossos trabalhadores uma vida com mais qualidade e o sonho de um futuro melhor.
Assista ao vídeo especial em comemoração aos 75 anos do SESI CEARÁ.
Em breve, matéria completa na Revista FIEC