Robótica: 2º dia de competições começa com muita emoção e boas expectativas no RJ
Não é à toa que os Festivais SESI de Robótica fazem sucesso, em todo Brasil. O coração fica a mil, nas competições entre os estudantes. Logo no início da manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro (RJ), as equipes cearenses de F1 in Schools (Woltz) e FRC (All Might) entraram com tudo na pista e na arena montadas na Marina da Glória.
A Woltz (Escola SESI Parangaba) competiu contra a Nitroneedles (Valinhos-SP), com os carros de F1. “Nós melhoramos nosso tempo, em relação ao dia de ontem. Após as corridas, fizemos uma manutenção já focando no mata-mata, com a troca de rolamentos e rodas dianteiras. Estamos confiantes de que, passando confiança para nossos alunos, conseguiremos chegar longe na competição, até porque minimizamos a quantidade de punições e nosso piloto está mais concentrado”, explicou o técnico Anderson Jarder.
👉 Siga a equipe WOLTZ no Instagram, clicando AQUI.
Já na categoria FIRST Robotics Competition (FRC), a equipe All Might (Escola SESI SENAI Parangaba - Fortaleza-CE) integrou a Aliança Vermelha, junto com as equipes The Brazilian TrailBlasers (Gravataí-RS) e Starbots (Betim-MG), para competir contra a Aliança Azul, formada pelas equipes Brainmachine (Catalão-GO), Mont (Montenegro-RS) e Agrotech (Várzea Grande-MT).
“Estamos focados na estratégia de capturar melhor os cubos, e já conseguimos pontuar melhor. Ainda temos mais oito jogos pela frente e é só superação. Serve como experiência para treinarmos nossos novatos e tem estrangeiros observando a gente. Podemos ser chamados para competir em outros países”, comentou João Felipe, engenheiro da All Might.
👉 Siga a equipe ALL MIGHT no Instagram, clicando AQUI.
Já na categoria FIRST Tech Challenge (FTC), a equipe Spartan (Escola SESI SENAI Sobral) teve uma manhã de competição e ajustes importantes para seguir no torneio. Na primeira partida oficial, foi formada aliança com a equipe Marco Zero Robotics (Macapá-AP). O resultado individual foi bom! Na segunda partida, a aliança foi formada junto com a equipe Tera Robotics (Três Lagos-MS).
“Está sendo uma experiência bem bacana participar do Festival, aqui no Rio de Janeiro, que estou conhecendo pela primeira vez. É um prazer fazer novas amizades e rever os amigos que fizemos na etapa em Brasília. Estar competindo entre as melhores equipes do Brasil, além de representar o Ceará e a nossa cidade, Sobral, é incrível”, relata Caio, responsável pela engenharia e CAD da Spartan.
👉 Siga a equipe SPARTAN no Instagram, clicando AQUI.
Outras rodadas de competição acontecem durante o dia e as equipes se preparam para as etapas decisivas desta edição do Festival.
Patrocínio das Equipes
A participação das equipes das Escolas SESI SENAI Ceará no Festival SESI de Robótica Off Season Brasil 2023 é possível graças ao patrocínio de parceiros como as empresas: M. Dias Branco, Impacto Protensão, Aproar Engenharia, Termite Engenharia Inovativa, Framework, B&Q Energia, DeWay, Soutech e S.E. Extintores.
Mais sobre o torneio
O Festival SESI de Robótica Off-Season Brasil 2023 acontece até o próximo sábado, 05/08, na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de 88 equipes de três modalidades, totalizando 800 participantes de 23 estados do Brasil. São 4.850 mil m² de área ocupada, sendo 2 pistas e 5 arenas. A competição não é classificatória, mas reúne as melhores equipes que ganham experiência para os próximos torneios.
Leia mais:
Robótica: Equipe do CE enfrenta SC, no 1º dia de competição F1 in Schools no RJ
Equipes de robótica do SESI Ceará têm primeiro dia de preparação para as competições no Rio de Janeiro