Departamento Nacional do SESI oferta R$ 10 milhões para adequação de equipamentos em micro e pequenas empresas. Saiba como participar do edital através do SESI Ceará
Visando a redução do risco de acidentes de trabalho na indústria, o Departamento Nacional do SESI lançou o edital Segurança em Máquinas e Equipamentos — NR 12, que visa a adequação de dois equipamentos de corte utilizados utilizados nas micro e pequena empresas (ME e EPP), de acordo com as indicações da Norma Regulamentadora número 12. A adequação terá foco na proteção da zona de corte das duas máquinas: serra circular e de fita (verticais e horizontais).
Através do SESI Ceará, empresas cearenses podem participar do edital, que conta com recursos de R$ 10 milhões para distribuição entre os projetos. Para participar, é necessário que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da empresa seja da divisão 5 a 43.
O Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI Ceará, Luiz Sérgio Nocrato, explica os passos a serem seguidos no processo. “O SESI entra na expertise com seus profissionais, técnicos e engenheiros, que vão até a empresa, através da visita técnica, e vão prover essa proteção coletiva, caso seja necessário, dessas máquinas. O SESI está à frente disso, dessa proteção em relação a máquinas e equipamentos. Realizado o levantamento, já fazemos a indicação de que seja feito o projeto de proteção. Podemos desenhar como será essa proteção, e uma entidade parceira, que pode ser o SENAI, fará toda a confecção e a implantação do projeto”, contou.
O Departamento Nacional do SESI arcará com 100% do valor financeiro do projeto, e a empresa deverá entrar com 5% dessa quantidade, que não necessariamente precisa ser fornecida em dinheiro. Insumos relacionados à adequação e proteção das máquinas contempladas pelo edital, devidamente comprovados mediante nota fiscal e adquiridos no período relativo ao projeto, também serão aceitos, desde que representem o valor relativo aos 5% que devem ser fornecidos pela empresa.
As inscrições para o edital estão abertas até o dia 29 de setembro e a duração máxima do projeto vai até 30 de novembro. Empresas interessadas podem procurar o SESI Ceará (https://www.sesi-ce.org.br/para-industria).
Um evento sobre o tema, com as indústrias e sindicatos interessados, acontecerá na FIEC no dia 21 de agosto, de 10h às 12h, na cobertura.