Com foco no Hidrogênio Verde, representantes da Voltália visitam a FIEC e conhecem mais sobre o SESI e SENAI Ceará
Representantes da Voltalia, empresa francesa do setor de energias renováveis, estiveram na Casa da Indústria nesta terça-feira (29/08) para apresentar suas estratégias para o desenvolvimento de uma usina de Hidrogênio Verde no Ceará e traçar potenciais parcerias com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) na captação de investimentos, qualificação de mão de obra, segurança do trabalho, entre outras demandas.
Ewerton Calixto, Gerente de Projetos de Hidrogênio da Voltalia, e Kátia Monnerat, Diretora de Relações Institucionais, foram recebidos por Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI Ceará; Constantino Frate, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; Jurandir Picanço, Consultor em Energia da FIEC; e Lucas Silveira, Coordenador de Prospectiva e Cooperação Estratégica do Observatório da Indústria.
Também participaram do encontro Jorge Lima, Coordenador de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE); Ocelo Maciel Pinho, Consultor do Núcleo de Energia da FIEC; e Isabela Maciel, Assessora SESI SENAI Ceará para Transição Energética.
Em maio deste ano, a Voltália assinou um Memorando de Entendimento com o Governo do Estado para a produção de hidrogênio verde e derivados e instalação de unidade dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará. A previsão é que as operações tenham início em 2027.
Segundo Ewerton Calixto, a empresa francesa busca o apoio da FIEC, em especial, na capacitação de profissionais para atuar na planta de hidrogênio que deve ser instalada no Estado nos próximos anos.
“Temos interesse em utilizar a mão de obra local e vamos precisar de profissionais altamente qualificados em diversos níveis. E ninguém melhor que a FIEC para fazer a ponte entre indústria, academia e os diversos setores. Queremos começar, a partir de hoje, a delinear essa parceria para que, antes da operação da planta, já tenhamos algo no sentido de cursos mais focados no hidrogênio verde", afirmou.
Paulo André Holanda destacou as parcerias que a FIEC já desenvolve junto a instituições nacionais e internacionais para pesquisa e treinamentos relacionados a energias renováveis, ressaltando, ainda, que a inauguração do Centro de Excelência de Transição Energética, prevista para este ano, deve impulsionar ainda mais a capacitação dos profissionais do Estado.
O espaço, que fará parte da estrutura do SESI e do SENAI na Barra do Ceará, contará com cursos voltados para as mudanças da matriz energética para fontes renováveis, como eólica, solar e o Hidrogênio Verde.
“Hoje é um momento importante de conhecer as necessidades deles e o que podemos fazer para firmar parcerias para resolvê-las. Nosso papel é viabilizar as vindas dessas grandes empresas multinacionais ao nosso Estado, principalmente na área da educação profissional, ensino profissionalizante, saúde do trabalhador e também tecnologia e inovação”, salientou.
Já o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, reiterou o interesse da instituição em colaborar com as empresas que pretendem fazer parte do hub de Hidrogênio Verde no Ceará e colocou os serviços da Federação à disposição da Voltalia.
“A FIEC tem potencial de munir a Voltalia de informações estratégicas, e promover alianças entre parceiros locais e as grandes empresas que estão no hub de Hidrogênio Verde é a grande prioridade”.
Frate também convidou os representantes da Voltalia a retornar ao Ceará para acompanhar um dos maiores eventos nacionais com foco em energias renováveis, o FIEC SUMMIT Hidrogênio Verde, marcado para os dias 25 e 26 de outubro, em Fortaleza.
“É o evento master da FIEC e será um momento muito rico, que terá a presença de empresas de grandíssimo porte”, acrescentou.