Ricardo Cavalcante recebe o Presidente do Conselho Nacional do SESI na FIEC
O Presidente Ricardo Cavalcante recebeu, na manhã de hoje (17/10), na Casa da Indústria, o Presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, que estava acompanhado da Gerente e do Coordenador de Planejamento, Gestão e Fiscalização, Fanie Ofugi Rodrigues Miranda e Ricardo Melo, respectivamente.
No encontro, Cavalcante fez uma apresentação geral sobre as principais ações do Sistema FIEC, desde o período crítico da pandemia até agora, no fomento à economia, ao desenvolvimento social, à educação e à saúde. “Fico muito feliz em receber o Presidente Vagner Freitas, que tem feito um trabalho espetacular, à frente do Conselho, e está rodando todo o país, visitando as federações. É uma alegria recebê-lo na FIEC, para que ele conheça o que temos feito e estamos fazendo. Estamos à disposição para ajudar o Conselho Nacional do SESI”, disse Ricardo Cavalcante, que também apresentou detalhes da estratégia de transformação digital do Sistema FIEC, com toda a sua reformulação.
Para Freitas, o Ceará é um estado importante que pode contribuir muito para a sociedade brasileira. “O Ceará tem sido um exemplo para o Brasil, não só pelo empresariado extremamente pujante, mas também pelo bom trabalho das gestões públicas. Precisamos fazer com que isso volte para a população, pois temos muito o que fazer nas áreas de inteligência artificial, de otimização de processos e recursos de trabalho, e queremos dividir isso com o Estado. Estamos colhendo experiências, em nossas viagens pelo Brasil, e vamos nacionalizá-las”, afirmou.
Também estavam presentes, pela manhã: Paulo André Holanda, Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; e Felipe Barros Leal, Assessor Especial da Diretoria do SENAI Ceará.
Ainda durante a manhã, a comitiva continuou a visita indo ao Museu da Indústria, onde teve a oportunidade de assistir às apresentações de Veridiana Aragão, Gerente em Saúde e Segurança para a Indústria; Ana Paula Pinho, Gerente da Unidade de Educação e Cultura (UNEC) do SESI Ceará; Simone Barreto, colaboradora do Museu; e Débora Capistrano, Gerente de Planejamento da FIEC.
Paulo André Holanda, Superintende do SESI e Diretor do SENAI do Ceará, destacou a experiência e o conhecimento de Vagner Freitas sobre as necessidades dos colaboradores, ressaltando que a visão sistêmica em relação ao Brasil credencia a importância dessa visita. "Certamente, será uma oportunidade de aprendizado para nós na Federação, bem como no SESI SENAI, devido à visão sistêmica que o presidente Wagner possui em relação ao Brasil. Essa perspectiva credencia a importância dessa visita, pois nos permitirá aprender com ele, ouvi-lo e, assim, agir de forma mais assertiva em nossas ações", afirmou Holanda.
O próprio Presidente Vagner Freitas expressou sua satisfação com o que viu no Ceará e enfatizou a importância de compartilhar as experiências do estado em todo o Brasil. Ele enfatizou que o Brasil está passando por um novo momento de confiança e crescimento, impulsionado pelo desenvolvimento da indústria, e que uma indústria forte é fundamental para criar uma economia robusta e inclusiva para todos.
No período da tarde, o grupo visitou o Centro de Inovação do SESI (CIS), o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e a unidade do SESI Ceará Maracanaú Clube da Parceria.
Além de ver de perto as estruturas dos equipamentos, o Presidente do Conselho Nacional do SESI conheceu iniciativas inovadoras desenvolvidas pelas equipes do CIS e IST, como o aplicativo Retina Fácil, o Detector de Frequência Cardíaca Fetal Anteparto (DFCF–22 Anteparto) e o capacete Elmo, reconhecido mundialmente pela importância no combate à pandemia de Covid-19. Outra ação apresentada foi o projeto do CIS que utiliza elementos digitais, como o metaverso e a gamificação, para identificar e prevenir problemas de saúde mental do trabalhador.
A visita foi guiada pelo Gerente do IST e do CIS, Carlos Egberto. "Queremos mostrar a capacidade que a união entre SESI e SENAI tem de atender às indústrias. Por ser um centro integrado, estamos conseguindo desenvolver grandes soluções. Juntamos toda a equipe técnica do SESI e toda a equipe de mão de obra do SENAI e, aqui, fazemos essa conexão", afirmou Carlos.
Vagner Freitas enalteceu o complexo do SESI e do SENAI Ceará, assim como o nível de qualificação do corpo técnico e o número de pessoas assistidas pelas unidades.
"Fico muito feliz pelo resultado apresentado. Viemos demonstrar o quanto o Brasil pode ser de primeiro mundo, com a capacidade que temos aqui no Ceará de fazer tecnologia desse porte, com gente nossa. Precisamos ter uma indústria desenvolvida para que o país tenha crescimento, e isso é mais uma experiência", acrescentou.