Integrante da Assessoria Técnica para Transição Energética SESI SENAI Ceará participa da Expolog 2023
Na última quinta-feira, o integrante da Assessoria Técnica para Transição Energética do SESI SENAI Ceará, Felipe Frutuoso, participou da 18ª edição da feira EXPOLOG - Seminário Internacional de Logística. O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Eventos, com o tema foi “Governança e Logística para Transição Energética”, trazendo a descarbonização para o foco principal das discussões.
Frutuoso foi um dos painelistas da programação, debatendo “A descarbonização e inovação nos portos do Norte e Nordeste”, compondo a mesa junto com Luciana Ferreira Kuzolitz, Gerente de Planejamento & Negócio do Porto do Itaqui; Adriana Martin, Diretora de Inovação e Transformação Digital do Complexo de Suape; e o moderador do debate, Angelino Caputo, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA).
Nesta oportunidade, Felipe destacou o potencial do Ceará para as energias renováveis, falando sobre o Atlas Eólico e Solar - desenvolvido pelo Observatório da Indústria da FIEC -, a importância do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para a região Nordeste e para todo o Brasil, além do HUB de Hidrogênio Verde, e do Centro de Inovação para combustíveis sustentáveis, planejado para o CIPP.
Segundo Felipe Frutuoso, a união da FIEC com o governo do Estado do Ceará, o setor produtivo e a academia, possibilita que iniciativas como o HUB de Hidrogênio Verde avancem rapidamente em planejamento e virem realidade de forma ágil: “A FIEC, representada pelo Presidente Ricardo Cavalcante, possui papel fundamental para o desenvolvimento do nosso estado e da nossa região. Também as casas SESI e SENAI, dirigidas pelo Dr. Paulo André Holanda, criaram uma Assessoria para Transição Energética, da qual faço parte, contribuindo com profissionais das áreas de Engenharia Mecânica (Felipe Frutuoso), Engenharia Elétrica (Isabela Maciel) e Química (Marques Neto). A junção das expertises proporciona um avanço expressivo nas ações da FIEC em torno da transição energética no Ceará, como o HUB de Hidrogênio Verde e o Centro de Inovação, ambos situados no CIPP”, explica.
O HUB de Hidrogênio Verde conta com mais de 30 memorandos de entendimento assinados e mais de U$30 bilhões em investimentos previstos. O projeto da empresa Fortescue é o mais adiantado, com área definida, licença ambiental já aprovada, e previsão de início de obras já em 2024.
O Centro de Inovação, voltado para produção de combustíveis sustentáveis, visa desenvolver expertise de produção de combustíveis neutros para o meio ambiente, contribuindo fortemente para a descarbonização da economia cearense. Através da junção do Hidrogênio Verde com Carbono de biomassas residuais do nosso estado, como resíduos do coco, há a possibilidade de produção de combustíveis sintéticos como SAF (Combustível Sustentável de Aviação), e-metanol, e-diesel e e-gasolina através de processos de transformação química, como gaseificação e Fischer-Tropsch.
Todas essas iniciativas são possíveis devido ao bom relacionamento que a FIEC mantém com entes públicos e privados: “A FIEC e suas casas, SESI, SENAI e IEL Ceará, estão sempre dispostos a contribuir com o governo do Estado do Ceará para que iniciativas como essas ganhem celeridade e transformem a vida dos cearenses. Estamos com muitos projetos junto a entidades como FUNCAP, UFC, UECE, ADECE e CIPP, com múltiplos grupos de trabalho para que o Estado do Ceará evolua rapidamente na transição energética e os cearenses sejam capacitados para ocupar cargos especializados nas novas indústrias que estão se instalando, aumento a renda média da população e possibilitando um futuro melhor para as famílias”, disse Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI Ceará.