Estudantes da Escola SESI SENAI Barra do Ceará realizam visita ao Energy Observer
Na quinta-feira (23/11), alunos da Escola SESI SENAI Barra do Ceará visitaram as instalações da Qair Brasil com o Energy Observer, primeiro barco autossustentável do mundo, que veleja partir de Hidrogênio Verde e outras energias renováveis. Os estudantes também fazem parte do curso de Gestão de Energias Renováveis, do SENAI Ceará, o que tornou a oportunidade ainda mais valiosa.
Durante a ocasião, a turma conheceu de perto o circuito da Qair Experience com uma apresentação sobre transição energética e cultura oceânica; os geradores a base de hidrogênio, desenvolvidos pela EODev; um ônibus alimentado por energia solar, que leva uma biblioteca itinerante para comunidades próximas às indústrias; além do barco, como atração principal.
O ponto alto da visita foi a embarcação Energy Observer, um laboratório projetado para testar os limites das mais inovadoras tecnologias de emissão zero de carbono, em condições adversas ao redor do mundo. O barco também conta com uma arquitetura especial de produção e armazenamento de energia solar, eólica, hidrelétrica e hidrogênio verde.
Na oportunidade, os alunos puderam tirar dúvidas com os representantes da empresa sobre a profissão que sonham para o futuro, demonstrando o conhecimento técnico aprendido durante a formação sobre Energias Renováveis e observando o seu funcionamento na prática.
“Considero essa experiência muito importante, pois os alunos conseguem ver ao vivo equipamentos e processos que utilizam as energias limpas, como o gerador de hidrogênio em substituição aos de combustão altamente poluentes. Isso comprova que os estudos deles não estão distantes da realidade atual de transição energética, é uma área em ascensão e fundamental para manter uma vida plena no planeta”, relatou o docente do curso, Marco Cézar Pinto.
“Um momento marcante foi quando a tripulação do barco explicou sobre o funcionamento dos motores de hidrogênio e das placas fotovoltaicas, já que pude observar o que aprendi em aula. No curso, aprendemos a construir sistemas elétricos como esses”, afirma o aluno Matheus Cosme.
Também estiveram presentes: Francisco Adonias Goes, Especialista Educacional da UNEC; Denise Fernandes Nogueira, Analista de Processos Educacionais do SENAI; José Nabuco, Engenheiro de Segurança do Trabalho; e Marco Cézar Pinto de Aragão, docente do SENAI Barra do Ceará.