Gabriela Brilhante recebe Troféu Melhores do Ano 2023 por seu desempenho na natação
Um talento que cresce mais, a cada desafio. Gabriela Brilhante, apoiada pelo SESI Ceará, foi reconhecida como uma das melhores paratletas da natação pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA), com o Troféu Melhores do Ano 2023. A cerimônia de premiação foi realizada no Ideal Clube de Fortaleza, no último dia 3 de fevereiro.
“Me sinto muito feliz, pois queria muito receber esse título. Esforcei-me bastante, no ano de 2023, mudando meus hábitos no dia a dia, para me dedicar aos treinos. Vou continuar me dedicando, para manter por mais longos anos”, comentou Gabriela.
Conheça a Gabriela
Gabriela tem 17 anos de idade, é paratleta de natação e estudante do 3º ano do Ensino Médio, na Escola SESI SENAI da Parangaba, em Fortaleza. Em casa, as medalhas se acumulam, resultado de competições dentro e fora do Ceará. Entre as conquistas, estão as 5 medalhas de ouro na edição das Paralimpíadas Escolares 2023, etapa Norte/Nordeste, classificando-a para a fase nacional, em São Paulo - de onde também trouxe ouro para o Ceará. Evolução perceptível, já que, no ano anterior, foram 2 de ouro e 3 de prata, na mesma competição nacional.
Ela é portadora de uma deficiência chamada agenesia transversal de membros superiores, uma condição física que acontece ainda na formação do embrião, durante a gestação. Com isso, Gabriela nasceu sem parte do antebraço esquerdo. Segundo a mãe dela, Júlia Mesquita, a limitação física não impediu a filha de praticar atividades para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras. “A Gabi chegou a fazer natação, entre os 5 e 6 anos de idade. Também fez dança, adorava dançar jazz. Depois, ela voltou a treinar natação, em 2021. Hoje, ela é da Federação Cearense de Desportos Aquáticos, a FCDA”, comenta.
Para encarar estes desafios, a paratleta conta também com apoio de duas instituições fundamentais: o SESI Ceará e a Associação D’eficiência Superando Limites (ADESUL), que tem programas de atendimento a paratletas, em 13 modalidades esportivas, em Fortaleza e Região Metropolitana.