Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo é inaugurada no Centro de Fortaleza
Um dia para ficar marcado na história da educação do nosso estado. Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (08/03), a Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo, no Centro de Fortaleza. Com estrutura moderna e metodologia inovadora, a unidade reforça o compromisso do Sistema FIEC com a educação de qualidade, inclusiva e voltada para o mundo do trabalho. Além de seu nome na unidade escolar, Roberto Macêdo também recebeu uma placa em sua homenagem, das mãos do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
Em seu discurso, Cavalcante ressaltou o papel da educação na transformação da vida das pessoas. “Através da educação, nos tornamos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres, das nossas obrigações para com as pessoas, a cidade, a nação e o mundo. E é por meio do trabalho que nós realizamos e concretizamos todos os nossos sonhos. Como indústria, somos agentes de transformação por excelência. Isso exige de nós, empresários e trabalhadores da indústria, conhecimento, criatividade e inovação”, disse.
“Foi com essa consciência que o Sistema FIEC investiu mais de R$25 milhões, para entregar à comunidade industrial e à sociedade local a Escola SESI SENAI de Referencia Roberto Proença de Macêdo. Esta não é apenas mais uma escola. É um espaço de convivência diferenciado, onde o processo de ensino-aprendizagem irá acontecer de forma interativa e integrada com as reais necessidades da indústria e da sociedade como um todo”, completou.
O grande homenageado, ex-Presidente da FIEC e atual Presidente do Sindtrigo-CE, Roberto Macêdo, ao falar para os presentes, disse estar emocionado e honrado em ter seu nome ligado a uma escola tão importante para Fortaleza.
“É motivo de grande orgulho ter meu nome dado a essa escola SESI de Referência, uma unidade de ensino que tem metodologia inovadora, voltada para a preparação de estudantes para serem bons profissionais e bons cidadãos, interagindo entre si e aprendendo por meio de disciplinas integradas e integradoras de teoria com a prática.”
E, direcionando a palavra aos estudantes e profissionais da educação, aconselhou: “Às jovens e aos jovens que vierem estudar aqui, suas professoras e professores, e à toda comunidade escolar meus desejos de que tirem o melhor proveito dessas excelentes e modernas instalações, e que tenham uma convivência harmoniosa que promova o crescimento pessoal e coletivo, juntamente com a sociedade que será beneficiada por esse grandioso empreendimento”.
Além de Cavalcante e do próprio homenageado, Roberto Macêdo, participaram da cerimônia: o 1⁰ Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o ex-Presidente da FIEC e atual Conselheiro Fiscal da CNI, Fernando Cirino Gurgel; o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Diretor Financeiro Adjunto da FIEC e Presidente do Simagran-CE, Carlos Rubens; e a esposa de Roberto Macêdo, Sra. Tânia Macêdo.
Após o descerramento da placa de inauguração, os convidados conheceram as instalações da escola, apresentadas pela aluna Maria Eduarda. Na biblioteca da unidade, assistiram a uma esquete sobre a obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.
A Escola
O Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda, ressaltou que os investimentos em infraestrutura são fundamentais, como tem sido feito na rede SESI SENAI, mas, sobretudo, devem ser feitos com vistas à valorização dos profissionais da educação.
“Sempre digo que escola é professor - o resto, embora importante, é acessório. Uma grande estrutura como esta, com laboratórios e equipamentos modernos depende da presença dos nossos professores, que são a base de tudo. Portanto, fico muito satisfeito em termos instrutores e professores, além do corpo técnico e administrativo, que têm compromisso com a educação e a excelência”, disse.
O modelo de Escola SESI de Referência significa que a metodologia é voltada para a promoção do protagonismo dos estudantes, tendo os professores como mediadores do processo educacional. Os alunos conectam-se com descobertas, pesquisas e projetos nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas - metodologia STEAM.
As salas de aula tradicionais dão lugar a laboratórios modernos e equipados por área do conhecimento. São espaços Maker, laboratórios de robótica, sala de aula bilíngue e uma estrutura que proporciona aprendizado prático, o desenvolvimento de trabalho em equipe e projetos para resolver problemas da vida real.
“O SESI está na vanguarda na educação tecnológica, empreendedora e voltada para valores. Com a chegada da Escola SESI de Referência - inicialmente em Juazeiro do Norte e, agora, na nossa capital - podemos dizer que existe uma história na Educação Básica antes e depois disso, tanto em Fortaleza como em todo o estado do Ceará”, disse o Diretor da escola inaugurada hoje, Marlos Aguiar.
Inclusão e responsabilidade
Durante a cerimônia de inauguração, a estudante Ana Beatriz, do 2º ano do Novo Ensino Médio, aluna da turma de Desenvolvimento de Sistemas e Diretora Social do Grêmio Estudantil, foi escolhida para discursar, em nome do corpo discente, deixando os presentes bastante emocionados.
“Gostaria de fazer um agradecimento rápido a toda equipe do SESI, por ter me acolhido tão bem. Eu me sinto muito grata por fazer parte de uma escola tão moderna, inovadora e inclusiva. Inclusão que eu presenciei de perto, sendo uma pessoa autista. Aqui, é onde estimulam o crescimento dos alunos; proporcionam um ambiente propício para se adaptar; é onde as revoluções saem. Foi aqui, também, onde conheci pessoas maravilhosas que eu amo muito. E, por último, mas não menos importante, eu tenho a desejar que todos os presentes se sintam inspirados a fazer parte desse compromisso e protagonizar o futuro.”
Ana também entregou homenagens nas mãos de Ricardo Cavalcante, Roberto Macêdo e Paulo André Holanda.
Também estiveram presentes: o ex-Deputado Carlos Matos; Pedro Alfredo da Silva Neto, Conselheiro Fiscal da FIEC; Mirian Pereira, Conselheira Fiscal do Sindsorvetes-CE; o empresário Pedro Filomeno; o industrial Stênio Martins; o Diretor Executivo da J. Macêdo CAP, Luiz Eduardo Moraes; professores e colaboradores do Sistema FIEC; além de familiares de Roberto Macêdo
Conheça o Homenageado
Roberto Proença de Macêdo nasceu em Fortaleza (CE), em 2 de fevereiro de 1944. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Casado, há mais de 60 anos, com Tânia Rocha Lima de Macêdo, com quem tem quatro filhos – Melissa, Roberto Júnior, Natasha e Rodrigo –, dez netos e três bisnetos.
Como empresário, ocupa posições de destaque na Governança Corporativa do Grupo J. Macêdo, organização fundada em 1939 por seu pai, José Dias de Macêdo, com atuação nacional no segmento de alimentos, com as marcas Dona Benta, Petybon, Sol, Boa Sorte e Brandini. É presidente do Conselho de Administração da J.Macêdo CAP, empresa controladora deste referido Grupo.
Atualmente, é presidente do Sindicato das Indústria do Trigo do Ceará, o SindTrigo. Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará por dois mandatos: de 2006 a 2010, e de 2010 a 2014. Na Confederação Nacional das Indústrias, a CNI, foi vice-presidente, de 2010 a 2014; e diretor, de 2014 a 2018, ano em que também encerrou sua passagem pelo Fórum Nacional da Indústria, o FNI, iniciada em 2012.
Roberto Macêdo dedica-se ainda ao empreendedorismo social e a iniciativas voltadas ao desenvolvimento educacional e à preservação do meio ambiente. É fundador e membro do Conselho da Associação Caatinga; Conselheiro Honorário da The Nature Conservancy do Brasil, organização internacional de preservação da natureza; Conselheiro colaborador da Fazenda da Esperança – entidade dedicada à recuperação de dependentes químicos; Foi membro do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga.
Ao longo de sua trajetória, recebeu inúmeras homenagens e prêmios e, agora, tem seu nome eternizado na Escola SESI SENAI Roberto Proença de Macêdo, no Centro de Fortaleza.