Desembargadora e Juiz do Tribunal Regional do Trabalho visitam Escola SESI SENAI de Sobral para planejar a implantação da CIPA Escolar
Na última sexta-feira, 30/08, a Desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, gestora do Programa "Trabalho Seguro" no Ceará, por meio do TRT-7, e o Juiz do Trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, idealizador e gestor do projeto, visitaram a Escola SESI SENAI de Sobral. O objetivo da visita, além de conhecer a unidade, foi fazer alinhamentos necessários à realização do projeto piloto “CIPA nas Escolas”, que visa disseminar a cultura da prevenção de doenças e acidentes de trabalho no ambiente escolar.
As autoridades foram recebidas pelo Gerente Elson Mesquita. Para a Desembargadora, conhecer as estruturas da unidade escolar de Sobral foi bastante proveitoso. “Estou impressionada com a escola SESI SENAI de Sobral. Tivemos a oportunidade de conversar com o corpo docente, explicando o projeto da CIPA Escolar e todos nos receberam com muita motivação. Queremos agradecer por esta parceria e acreditamos que este trabalho dará muitos frutos”, comentou.
“Vamos fazer da Escola SESI SENAI de Sobral o projeto piloto e levá-lo às demais escolas da rede. Futuramente, nosso objetivo é implantar a CIPA nas escolas públicas. Vamos estabelecer um cronograma de reuniões de trabalho, para que possamos, o mais breve possível, dar início ao projeto”, disse o Juiz Raimundo Dias Neto.
“Iniciaremos esse piloto, por orientação do Presidente da FIEC, Dr. Ricardo Cavalcante, para que possamos cuidar da saúde e da segurança dos trabalhadores e dos alunos. O projeto é extremamente importante pois vai garantir que tenhamos ainda mais cuidado com essa pauta, no ambiente das nossas escolas”, comentou o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
Também participou da reunião o Coordenador da Seção de Apoio aos Programas do TRT-7, José Osvaldo Severiano.
Saiba mais
A implantação do Projeto “CIPA nas Escolas” na rede SESI SENAI Ceará nasceu de uma reunião entre o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e a Desembargadora Regina Gláucia, este ano. A parceria foi formalmente estabelecida no último mês de julho, durante encontro, na Casa da Indústria, entre a Desembargadora, o Juiz Raimundo Dias Neto, e Paulo André Holanda.
O objetivo do projeto é, após a primeira fase-piloto, em Sobral, ser expandido para as demais cinco escolas da Rede SESI SENAI do Ceará, e servir de base para ser implantado em outras escolas do Ceará, das redes pública e privada.
A Justiça do Trabalho do Ceará integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Mais conhecido como "Trabalho Seguro", o Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.