FIEC recebe visita de Diretora da OCDE para apresentar potencialidades da Indústria do Ceará em energias renováveis, tecnologia e inovação
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta segunda-feira (23/09), a visita institucional de Lamia Kamal-Chaoui, Diretora do Centro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Regiões e Cidades. O Presidente Ricardo Cavalcante recepcionou a representante do organismo internacional na Casa da Indústria, para uma tarde de apresentações sobre os projetos liderados pelo Sistema FIEC no Ceará em energias renováveis, tecnologia e inovação, além das potencialidades do estado para a concretização de parcerias no cenário global.
Ricardo Cavalcante destacou as atividades desenvolvidas pela Federação das Indústrias no campo da implantação do hidrogênio verde e apresentou pesquisas que apontam o cenário geográfico favorável do Ceará para se tornar um grande centro de energia solar, eólica e, nos próximos anos, de geração de H2V.
"Nós estamos passando por um processo muito forte de transformação no estado do Ceará. Em termos de localização no planeta, temos os melhores ventos e o sol mais constante, o que nos traz vantagens competitivas no cenário internacional para negócios ligados à transformação energética e à implantação do hidrogênio verde. Ficamos muito felizes em receber a OCDE e ter a oportunidade de mostrar a essa importante instituição internacional o quanto estamos nos preparando para o futuro", afirmou.
Após o encontro na presidência, a Diretora da OCDE participou de uma reunião com gestores do SENAI Ceará, SESI Ceará, IEL Ceará, Observatório da Indústria e CIN, na qual foram detalhados os serviços de cada unidade do Sistema FIEC. Outros membros da diretoria da OCDE participaram de forma remota.
Estiveram presentes o Diretor do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; a Gerente do CIN, Karina Frota; a Gerente de Educação Profissional do SENAI Ceará, Sônia Parente; a Gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin/SESI), Veridiana Sales; o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia, Carlos Egberto; a Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL, Margaret Lins; e o Head de Inovação do IEL, Fábio Braga.
Lamia Kamal-Chaoui agradeceu a recepção na Casa da Indústria e elogiou a estrutura e o empenho do Ceará no desenvolvimento econômico e social do estado nos últimos anos. "Eu estive no Ceará em 2003 para organizar uma conferência. Voltei depois de quase 22 anos e fiquei extremamente impressionada com as grandes mudanças: como o estado cresceu, desenvolveu sua economia e alcançou avanços sociais significativos", contou.
A dirigente da OCDE afirmou ainda que espera voltar para estreitar os laços e contribuir para gerar novas conexões com o que hoje é produzido pela FIEC em tecnologia, data centers e qualificação das indústrias para a produção de energia limpa.
"O que pude ver durante este encontro é que há muito entusiasmo, grandes potenciais e capacidade. Hoje estamos enfrentando um mundo em constante mudança, passando por uma transição climática, e nem todos os países têm a capacidade que vocês têm aqui para a produção de energia renovável. Vejo que a Indústria no Ceará começou a desenvolver investimentos absolutamente únicos para uma transição verde. São ações que, alcançando sucesso aqui, podem servir ao mundo inteiro", avaliou.
*Sobre a OCDE*
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico foi instituída em 1961, com sede em Paris, na França. Atualmente composta por 38 países-membros, a OCDE promove o crescimento econômico e o desenvolvimento mundial por meio da troca de informações e do alinhamento de políticas públicas e soluções pactuadas.