SESI marca presença em evento de Educação do G-20 em Fortaleza
Começou, nesta terça-feira (29/10), a programação dos encontros do G-20 em Fortaleza. Até o próximo dia 31, acontecem, paralelamente, a Reunião de Ministros da Educação do G-20 e a Reunião Mundial sobre a Educação (GEM, da sigla em inglês) - esta, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
No evento, o SESI está presente com um estande exclusivo, com a presença de estudantes das escolas do Ceará. “Ficamos muito felizes com o convite feito pelo SESI Nacional para que o nosso SESI Ceará estivesse no Encontro do G-20, onde expomos toda a qualidade do nosso ensino, com metodologias importantes como STEAM, a Robótica Educacional e o Ensino Bilíngue. Também temos grandes parcerias com a LEGO, a Microsoft e a Google, entre outros, para darmos qualidade e eficácia ao nosso ensino, preparando nossos alunos para o futuro promissor, considerando os novos perfis de profissionais do trabalho e para a indústria”, disse o Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
“Para nós, é um motivo de muito orgulho participar de uma agenda internacional voltada para a educação, principalmente no momento em que estamos expandindo a Rede SESI de Educação no Ceará. Aqui, temos a oportunidade de apresentar três grandes ‘cases’ de sucesso: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que desenvolvemos em nosso estado - um reconhecimento do SESI Departamento Nacional ; a Robótica Educacional; e o Ensino Bilingue que estamos levando a todas as nossas escolas no Ceará” então para nós apresentar para o Brasil e para o mundo”.
A Reunião Mundial sobre a Educação 2024 (GEM) dá continuidade ao encontro Accelerating Progress Towards SDG4: Stocktake of Transformative Actions in Education [Acelerar o Progresso Rumo ao ODS4: Balanço das Ações Transformadoras na Educação], convocado pelo Comitê Diretor de Alto Nível, no dia 17 de junho de 2024, na sede da UNESCO, em Paris (França).
Objetivos
Entre os objetivos das reuniões, estão: 1) Avaliar do progresso dos países em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) e mostrar ações transformadoras que têm acelerado o progresso com ênfase em inclusão e equidade; 2) Fortalecer o engajamento multilateral, intersetorial e de múltiplas partes interessadas para avançar e transformar a educação, à luz dos eventos de grande relevância do ano, e preparar o caminho para a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento e a Cúpula Social Mundial em 2025; 3) Chegar a um acordo sobre um conjunto de estratégias para aumentar os investimentos em educação e ampliar os recursos inovadores de financiamento para o setor educacional, com vistas a aprimorar o acesso a mais e melhores financiamentos alinhados às necessidades dos países, com o objetivo de combater as desigualdades e reduzir a lacuna de financiamento para o alcance do ODS4.
O G-20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Atualmente, é presidido por Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil.
“É sem dúvida é uma grande experiência, para nossos estudantes, estar presentes neste evento, principalmente por uma provocação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, que tem uma agenda internacional, com os ODS*. Nosso grupo de estudantes veio falar de uma educação que vivencia diariamente, em nossas escolas, e tem muita propriedade para apresentar ao público”, completa Paulo Roberto.
*Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Organização das Nações Unidas
Fotos: Laura Guerreiro/FIEC