telefone(85) 4009.6300

Torneio SESI de Robótica inicia competições na Parangaba com 55 equipes em busca de vagas na etapa nacional de 2025

29/11/2024 - 23h11

Em uma cerimônia marcada pela energia contagiante de jovens estudantes determinados a explorar o mundo da ciência e tecnologia de forma prática e envolvente, foi dada a largada para o III Torneio SESI de Robótica. A abertura da competição aconteceu nesta sexta-feira (29/11), na Escola SESI Euzébio Mota de Alencar, no bairro Parangaba, em Fortaleza. Nesta edição da etapa regional, além da categoria FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), pela primeira vez serão realizadas as competições de FIRST® Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. As atividades das equipes continuam ao longo do fim de semana, com a premiação dos vencedores no domingo (01/12). O evento é uma realização do SESI Ceará, com patrocínio da ArcelorMittal.

O torneio deste ano reúne 55 equipes, sendo 44 na disputa FLL, seis nos PITs de F1 In Schools e cinco no páreo do FTC. A grande mobilização tecnológica conta com a participação de estudantes das escolas SESI da Parangaba, Barra do Ceará, Centro, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral, além de turmas do programa Fábrica de Robôs no estado, representantes de escolas públicas e grupos de garagem apoiados por indústrias. O torneio também conta com a presença de times convidados do Departamento Regional da Paraíba.

Os competidores trabalham em seus projetos em busca do pódio, que garante vagas para o torneio nacional Festival SESI de Robótica, previsto para março de 2025, em Brasília-DF. Serão selecionadas, em Fortaleza, cinco equipes na categoria FLL, duas na categoria FTC e duas na categoria F1 in Schools.

No discurso de recepção aos participantes, o diretor do SENAI-CE e superintendente do SESI-CE, Paulo André Holanda, destacou a alegria e o orgulho de toda a equipe do SESI Ceará em sediar, pelo terceiro ano consecutivo, o torneio regional, com ampla e diversificada participação de equipes competentes na elaboração de projetos inovadores.

"Este é um evento que me motiva muito. Acompanhar essa meninada tão talentosa e dedicada é algo muito inspirador. Às vezes, eu queria poder voltar para a minha infância e ter tido essa experiência que cada um está vivendo aqui. Vocês estão aqui mostrando uma responsabilidade em nível não só do Ceará, mas nacional. O torneio de robótica é um torneio de conhecimento, onde os alunos conseguem sair da caixa e se destacarem por suas inteligências e capacidades. E todos vocês aqui já são vencedores, por todo o desenvolvimento e dedicação que tiveram", afirmou Paulo André, que também destacou o compromisso da atual gestão da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o presidente Ricardo Cavalcante, na valorização da tecnologia e da inovação.

O dirigente também destacou a importante parceria da ArcelorMittal para a realização do evento em 2024. "Quero fazer um destaque especial para a ArcelorMittal, essa grande indústria multinacional. Ela é uma das maiores do mundo na área de siderurgia, vendendo aço para o mundo inteiro, e optou por estar aqui para investir em educação, que é o pilar mais importante para o desenvolvimento de qualquer país. Deixo público o reconhecimento do Sistema FIEC e a nossa gratidão a todos que fazem a ArcelorMittal por ajudarem a levar equipes representando o Ceará para Brasília na disputa do Nacional de Robótica."

Participaram da cerimônia de início das competições a gerente da Unidade de Educação e Cultura (UNEC) do SESI Ceará, Ana Paula Pinho; o diretor de operações da ArcelorMittal Pecém, Kleber Beraldo; a gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém, Patrícia Colaferro; a especialista de Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém, Beatriz Dias; o diretor da Escola SESI Parangaba, Paulo Botafogo; a assessora especial do SESI-CE, Manoella Amaro; o secretário de Educação de Cascavel, Rômulo Andrade; e a representante do Instituto dos Cegos do Ceará, Rute de Souza.

Os 55 times do torneio fizeram uma grande festa no ginásio da escola, com uniformes, bandeiras, gritos de torcida e adereços especialmente preparados para os dias de intenso trabalho nos PITs e avaliações de projetos. Todas as equipes foram apresentadas uma a uma, arrancando aplausos do público presente, formado por estudantes, professores e familiares dos jovens participantes.

"A gente vem há muitos dias pensando, planejando e sonhando com a realização desse evento, que é um dos mais esperados do calendário escolar por todos nós. É um evento que traz uma energia super diferenciada, que contagia cada um que participa, além de todas as famílias. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores e voluntários que possibilitaram isso acontecer, assim como todos os juízes e árbitros que doam suas habilidades e ensinamentos para os participantes. É com muita felicidade que vemos iniciativas como essa crescerem cada vez mais no Ceará. Nós temos um presidente, Ricardo Cavalcante, que é um entusiasta da educação e crescemos muito nos últimos anos com projetos de excelência", enfatizou a gerente Ana Paula Pinho.

Antes do início da solenidade de abertura, foi dedicado um minuto de silêncio a Arthur Oliveira Coelho, aluno da escola SESI SENAI da Parangaba, que partiu precocemente em 2024.

No palco, o estudante da unidade da Parangaba e membro da equipe Gnomon (FLL), Felipe Dias, leu o juramento do torneio, no qual todos os participantes prometeram guardar valores de responsabilidade, ética, convivência e respeito à diversidade. Em seguida, a jovem Mariana Leão, da equipe Eletrorobotz (FLL), entregou a camisa oficial do evento para Paulo André Holanda.

Prêmio ArcelorMittal

Nesta temporada do Torneio SESI de Robótica no Ceará, uma das novidades fica por conta do Prêmio ArcelorMittal Inovação, que será concedido a destaque em soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis na competição. Em tom de bate-papo com os estudantes, o diretor Kleber Beraldo enalteceu o brilhantismo da juventude presente na competição, que despertou em todos o entusiasmo de ver uma nova geração que valoriza a pesquisa, a ciência e a transformação do futuro pelo ensino.

"Nós temos um lema na ArcelorMittal que é 'produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta'. E vocês são exatamente essas pessoas que nos inspiram a fazer isso. A ArcelorMittal está hoje presente em aproximadamente 60 países. Nós temos negócios de aço em 140 países. Para vocês que fazem pesquisa e robótica, nós temos 14 centros com 1700 profissionais dessa área. A gente aplica robô em diversas atividades do nosso setor. Vendo aqui o que vocês estão construindo, é algo fantástico. Eu sei que cada um vai construir uma carreira brilhante onde é que esteja", projetou.

Durante a solenidade, Paulo André Holanda entregou ao representante da indústria de aço o troféu Amigo da Robótica, em reconhecimento aos serviços prestados. 

Empolgação diante dos desafios

Antes mesmo da cerimônia de abertura começar, a escola sede do torneio ganhou clima de agitação e as múltiplas cores das equipes que iniciavam a montagem de seus estandes. O sentimento que uniu cada um dos grupos foi a empolgação de iniciar mais uma jornada de desafios. E não meramente pelo espírito competitivo, mas sim pela oportunidade de trocar conhecimentos e evoluir nas práticas da robótica.

Vitória Caracas, de 15 anos, é a designer da equipe Clusters (SESI Parangaba), que pela primeira vez estará no páreo da categoria FTC. Para ela, o campo tecnológico é cativante pelo eterno horizonte de crescimento que se tem adiante. "Na robótica sempre tem onde melhorar, onde crescer. Isso é o que me motiva a continuar", conta.

"O torneio é uma experiência muito legal. Além da competição em si, temos a festa da amizade, a oportunidade de conhecer outras equipes. O que mais me impressiona é que a robótica consegue unir pessoas diferentes e tornar uma coisa muito melhor. É gratificante", complementa a adolescente.

 

Confira a programação completa do torneio 

Sobre as categorias

A categoria FIRST® LEGO® League Challenge (FLL) reúne estudantes de 9 a 15 anos (em equipes de 2 a 10 integrantes) para desafios que exigem soluções para problemas do dia a dia. Liderados por dois adultos, precisam trabalhar baseados em valores: respeito, ganho mútuo e competição amigável. Os robôs construídos são baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, programados para cumprir uma série de missões.

O FIRST® Tech Challenge (FTC) é executado a partir de um kit básico e da criatividade para utilizar diferentes materiais, os estudantes constroem e programam robôs de até 19kg, que precisam realizar uma série de atividades, como carregar blocos e empilhar cones. Eles também apresentam portfólio de engenharia para detalhar a criação e o funcionamento dos robôs.

Já o F1 in Schools, projeto educacional da Fórmula 1, coloca os estudantes diante do processo de montagem de escuderias, com 3 a 6 integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, chegam a 80 km/h em uma pista de 24 metros. Eles também montam um plano de negócios e de marketing para promover a equipe de corrida.

Nesta categoria da Fórmula 1, pela primeira vez, o Torneio SESI de Robótica no Ceará contará com a participação de uma equipe formada por estudantes da escola do Instituto de Cegos do Ceará, celebrando a inclusão por meio de projetos tecnológicos.

Lista de equipes competidoras

FLL

Cyber Wolves (SESI Barra do Ceará)
Excelsius (SESI Barra do Ceará)
Sea Dragon (SESI Centro)
Vaders (SESI Centro)
Buzzer (SESI Centro)
Sharkbots (SESI Centro)
Raptors Jr. (SESI Juazeiro do Norte)
Dino Kariris (SESI Juazeiro do Norte)
Kariris Kactus (SESI Juazeiro do Norte)
Kariris (SESI Juazeiro do Norte)
Legosth (SESI Maracanaú)
Olimpic Lego (SESI Maracanaú)
Crazytech (SESI Parangaba)
Dragons (SESI Parangaba)
Tekinhos (SESI Parangaba)
Gnomon (SESI Parangaba)
Vortex (SESI Parangaba)
Eletrorobots (SESI Parangaba)
Infinity (SESI Parangaba)
New XP (SESI Parangaba)
Beebots (SESI Sobral)
X-Stage (SESI Sobral)
Beltech (SESI Sobral)
Robossauro (DR Paraíba)
Robossauro Teens (DR Paraíba)
Araripe Soldiers (FR Barbalha)
Team Ryo (FR Barbalha)
Fire Storm (FR Barbalha)
Onda Tec Cascavel (FR Cascavel)
Wind Cascavel Power - WCP (FR Cascavel)
The Wolf (FR Cascavel)
Ocean Tech Cascavel (FR Cascavel)
Jangadeiros (FR Cascavel)
Alligator Cascavel (FR Cascavel)
Metal Snake (FR Cascavel)
Cobra Tech (FR Cascavel)
Tecno Shark (FR Cascavel)
Power Tech (FR Cascavel)
Master Bots (Indústria)
Tech Machine (Indústria)
Marinhos do CE (Comunidade da Barra do Ceará)
Marébot (Comunidade da Barra do Ceará)
Big Heroes (Comunidade da Barra do Ceará)
Big Sharks (Comunidade da Barra do Ceará)

FTC

Fahrenheit (SESI Barra do Ceará)
Ironhide (SESI Centro)
Raptors (SESI Juazeiro do Norte)
Clusters (SESI Parangaba)
Spartan (SESI Sobral)

F1 in Schools

Gogotech (SESI Barra do Ceará)
Lightstorm (SESI Centro)
Shooting Star (SESI Juazeiro do Norte)
Woltz (SESI Parangaba)
Avaritia (SESI Sobral)
Amazinstorm (Instituto de Cegos do Ceará)

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon