telefone(85) 4009.6300

Robótica: conheça a equipe da rede municipal de Cascavel que, com apoio do SESI, está competindo no torneio nacional em Brasília

13/03/2025 - 13h03

Uma experiência nova e emocionante é o que a equipe Ocean Tech Cascavel, da modalidade de FLL (FIRST® LEGO® League), tem vivenciado em Brasília, durante a 7ª edição do Festival SESI de Robótica. Formada por estudantes da rede municipal de ensino de Cascavel, no litoral cearense, esta equipe estreou na etapa nacional em 2025, fruto da parceria entre a Prefeitura e o SESI Ceará, no programa Fábrica de Robôs.

Nesta quinta-feira (13/03), a Prefeita de Cascavel, Ana Afif Queiroz, esteve no Centro Internacional de Convenções do Brasil, para acompanhar de perto a Ocean Tech.

“É um momento de muito orgulho para Cascavel. Nós somos a única escola pública do Ceará participando deste torneio nacional do SESI. Dos dez estudantes que vieram, nove deles viajaram de avião pela primeira vez, portanto é uma grande experiência de vida para eles e, para nós, é um orgulho pois estão aqui pelo estudo, pelo esforço, e por terem aprendido a amar robótica, durante essa caminhada com o SESI”, comenta.

Mikael Santos é programador da equipe. Para ele, a vivência na competição tem sido muito positiva. “Eu estou achando [o torneio] uma coisa bastante inovadora e gostando bastante de conversar com outras pessoas que estão vendo nosso projeto e dando ideias. A programação também está ótima”, disse.

A Lara Emilly, estrategista do grupo, também tem participado com empolgação do torneio. Ele considera a interação com equipes de outros estados uma das melhores experiências de estar nesta etapa da competição. “A gente veio de tão longe para cá, com várias pessoas de todo o Brasil, e é muito divertido conhecer todo mundo e trocar experiências. Na robótica, a gente aprende muitas coisas novas, através de pesquisas de projeto e sobre os robôs, como programação”.

O Secretário Municipal de Educação de Cascavel, Ribamar Júnior, observa que o tema da temporada 2024-2025 do Festival SESI de Robótica, “Submerged”, que aborda a vida submarina, é bastante propício para os estudantes da Ocean Tech e seus contextos cotidianos.

“Temos visto nas escolas que esse projeto da robótica traz justamente essa mobilização de equipes, incentivando os demais alunos para a participação de trabalhos em grupo e de transformação da realidade deles e da cidade. Em Cascavel, por exemplo, que é uma cidade que tem um litoral bastante extenso, a temática dos oceanos está totalmente alinhada com o que os estudantes estão desenvolvendo”, disse.

A Fábrica de Robôs do SESI nos municípios

Uma das soluções educacionais que o SESI Ceará oferece às prefeituras cearenses é a Fábrica de Robôs. Uma metodologia inovadora é transportada para as salas de aula das escolas públicas, aproximando os estudantes de projetos criativos e técnicos para a solução de questões da vida real. A Gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará (Unec), Ana Paula Pinho, comenta que a experiência é transformadora para os alunos e faz diferença na construção de uma educação de qualidade.

“O SESI Ceará leva para escolas públicas a experiência da robótica como meio de fomento ao desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para resolução de problemas, trabalho em equipe e construção de valores positivos. São 180 horas de muitas atividades e produções. Dentre elas, a formação de equipes para competir no nosso Torneio Regional de Robótica, disputando vagas para a etapa nacional. A participação, este ano, da equipe de Cascavel muito nos alegra e nos traz a sensação de dever cumprido, no que concerne ao alcance de nosso trabalho como SESI Ceará, que se propõe a contribuir com a educação de nosso estado”.

 

Texto: Richell Martins/SESI SENAI | Fotos: George Lucas/FIEC


LEIA MAIS

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon