telefone(85) 4009.6300

Corrida Nacional do SESI mobiliza mais de 1.500 participantes na Beira Mar de Fortaleza no Dia do Trabalhador e celebra os 75 anos da FIEC

01/05/2025 - 11h05

A manhã desta quinta-feira, 1º de maio, foi marcada por celebração, saúde e superação na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. A capital cearense foi palco da 1ª Corrida Nacional do SESI no Ceará, que reuniu mais de 1.500 corredores em uma grande festa esportiva, em alusão ao Dia do Trabalhador e em homenagem aos 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A largada para a prova foi dada pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ao lado do superintendente do SESI Ceará e diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A Corrida Nacional SESI mobilizou corredores em 22 estados brasileiros, numa iniciativa inédita e unificada do Serviço Social da Indústria. A realização do evento conta com apoio do Conselho Nacional do SESI e a participação dos departamentos regionais de, além do Ceará: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Antes do início do evento, Cavalcante cumprimentou os participantes e destacou o caráter nacional e simbólico da iniciativa. “Hoje, estamos a nível nacional fazendo essa corrida no mesmo horário em todo o Brasil. Nós estamos com mais de 35 mil pessoas em todo o país participando. Aqui em Fortaleza são mais de 1.500 pessoas correndo. Queria agradecer de coração a cada um de vocês por estarem aqui na nossa Corrida do SESI, que neste ano homenageia os 75 anos da FIEC”, afirmou. "Agradeço de coração, desejo a todos uma excelente Corrida e que tenhamos um 1º de maio muito feliz. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos nós."

Para o gestor do Sistema FIEC, a atuação do SESI tem impacto direto na transformação da sociedade. "A gente fica muito feliz de saber que o SESI está fazendo muito bem a sua parte na educação e na saúde da nossa sociedade. Aqui no Ceará, hoje nós temos mais de quase 7 mil alunos, fazemos mais de 80 mil cursos por ano dentro do Sistema FIEC, ligados à indústria. E hoje nós celebramos o 1º de maio, o Dia do Trabalhador. É muito importante que estejamos todos juntos aqui comemorando", destacou. "A gente está aqui podendo homenagear essas pessoas que transformam a vida da nossa sociedade, seja nas indústrias, no comércio, nos serviços, em todos os setores. Iniciamos um dia muito relevante com um belo evento numa bela manhã na nossa cidade de Fortaleza".

Entusiasmado com o sucesso do evento, Paulo André Holanda também enfatizou o simbolismo da corrida e o engajamento institucional. "O SESI nacional fez uma programação importante que está acontecendo em todo o país e a gente aqui agregou um tempero a mais, que é o aniversário dos 75 anos da FIEC, dentro dessa corrida. Deixo aqui os meus parabéns a todos da organização e a todos os atletas que estão aqui neste evento que foi um grande sucesso", afirmou. "Sob a liderança do nosso presidente Ricardo Cavalcante, nós temos feito ações como essas, com entregas relevantes do SESI na promoção da saúde. É um momento muito rico e muito feliz."

Ele também comemorou o envolvimento das equipes da FIEC e de todo o Sistema Indústria. "Estou vendo aqui muita gente do SESI, do SENAI, do IEL, da FIEC, dos sindicatos. Estamos muito bem engajados. Isso é que faz essa congregação e abrilhanta a celebração do Dia do Trabalhador."

Estiveram presentes no evento o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o diretor da FIEC e presidente do Sindlacticínios, José Antunes Mota; o conselheiro fiscal da FIEC e presidente do Sindialgodão, Marcos Montenegro; o conselheiro fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o Diretor Regional da FIEC em Sobral, Fernando Ibiapina; a presidente do Sindcafé, Milene Alves; o presidente do Sindiverde, Mark Augusto Pereira; além de gerentes das unidades SESI SENAI no Ceará, líderes industriais, empresários e profissionais dos mais diversos setores.

Os corredores iniciaram o percurso às 5h45min, no trecho de cruzamento entre a Avenida Beira Mar e a Avenida Rui Barbosa. Os participantes estiveram distribuídos em categorias para os percursos de 5km e 10km. Ao final da prova, aqueles que concluíram receberam medalhas. Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus. Confira os resultados e as fotos da 1ª Corrida Nacional do SESI em Fortaleza.

A estrutura da 1ª Corrida Nacional do SESI em Fortaleza contou com uma área especial de largada e chegada, montada pelo SESI Ceará, com Espaço Relax com sessões de massagem, avaliação física por bioimpedância, estande do Ministério do Trabalho, distribuição de picolés, café e lanches, além de um momento voltado ao fit dance. Atrações que reforçaram o clima de acolhimento e bem-estar.

Histórias de superação

Entre os muitos corredores presentes, histórias de superação também marcaram o dia especial. A paciente oncológica Meirivânia Araújo, de 57 anos, participou da prova na categoria PCD, realizando o percurso de 5km. Uma conquista que vai muito além do recebimento de uma medalha. É motivo de orgulho para quem tanto almejou o retorno às atividades físicas. "Estou nessa luta do câncer há 8 anos. Antes, eu já era praticante de corrida de rua. Sempre gostei dessa prática. Em 2017, quando saiu meu diagnóstico, eu tive que parar. Trato um câncer de mama com metástase, e a minha metástase é óssea. Entrei no tratamento e fiquei em cadeira de rodas. Mas eu estou voltando novamente às minhas corridas, porque a gente não pode parar, né?", relatou.

Mesmo em tratamento, Meirivânia vem retomando as suas corridas com acompanhamento. “Eu sou considerada um paciente paliativo, não curativo. Então, eu tinha que continuar fazendo fisioterapia para poder ficar de pé. E assim eu consegui voltar a me preparar para participar dessa corrida do SESI, com caminhadas e sessões com fisioterapeuta. E consegui fechar a minha participação nos 5km em 37 minutos", comemorou.

Adesão de todos os públicos

A Corrida Nacional do SESI em Fortaleza atraiu participantes de diferentes perfis, com pluralidade, mostrando que a promoção da saúde e o espírito de celebração do Dia do Trabalhador ultrapassam gerações, áreas de atuação e histórias de vida. Entre os corredores estiveram profissionais da indústria, dirigentes industriais, representantes de sindicatos, trabalhadores do comércio, servidores do setor público, colaboradores do Sistema FIEC, todos em sintonia, compartilhando a energia e a alegria por fazer parte desse momento marcante.

Para o gerente do SESI Centro, Rafael Ximenes, a participação teve um significado especial. “Eu estava muito empolgado para participar dessa primeira Corrida Nacional do SESI. É cedinho, mas quem está aqui veio cheio daquela motivação de correr pela saúde e pelo que esse evento significa para a indústria. É um dia muito especial”, destacou.

Já a vendedora Mardeane Oliveira, do setor calçadista, enfatizou o impacto positivo da corrida em seu cotidiano. “Levantar cedo para correr nessa corrida do SESI foi uma sensação inesquecível. Quando a gente entra nesse mundo das corridas de rua, nós ganhamos uma energia e uma disposição a mais para encarar os desafios. E tá sendo muito bom hoje, toda essa estrutura que o SESI montou está excelente.”

Fotos: George Lucas/Sistema FIEC

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon