Ceará aprova 20 projetos em edital da Plataforma de Inovação do SESI e SENAI e capta R$ 12 milhões em inovação
O Ceará mais uma vez se destaca no cenário nacional de inovação industrial com a aprovação de 20 projetos cearenses no edital Smart Factory – FINEP/2025, de um total de 39 projetos nacionais, representando mais de 50% das aprovações, uma das mais relevantes iniciativas da Plataforma Inovação para a Indústria. Promovida em parceria entre o SENAI Nacional e a FINEP, a chamada tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e a validação de soluções baseadas em tecnologias da Indústria 4.0, voltadas para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) industriais.
As propostas aprovadas foram articuladas pelo Instituto SESI SENAI de Tecnologia (ISST-CE), em parceria com empresas locais e startups de base tecnológica, consolidando o protagonismo do Ceará na transformação digital da indústria brasileira. Os projetos abrangem soluções inovadoras em áreas como automação inteligente, rastreabilidade com RFID, controle de processos em tempo real, inteligência artificial, supervisão de bateladas, pesagem industrial e plataformas digitais de gestão.
Com um total de R$ 12 milhões em recursos não reembolsáveis destinados ao estado, os projetos terão execução a partir de agosto de 2025 e beneficiarão diretamente mais de 700 empresas industriais, por meio da validação das soluções em ambientes reais de produção. Essa ação estratégica impulsionará ganhos expressivos de produtividade, qualidade e eficiência nos processos industriais, promovendo também o fortalecimento da cadeia local de fornecedores de tecnologia.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, destacou a importância do resultado: “A aprovação de 20 projetos reforça o compromisso com a inovação como eixo estruturante do desenvolvimento industrial. É uma conquista que evidencia a capacidade técnica das nossas instituições e empresas, e consolida o Ceará como referência nacional em soluções acessíveis e escaláveis para a indústria 4.0”.
Para o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, o resultado alcançado é fruto de um trabalho consistente de articulação e excelência técnica. “Essa conquista demonstra o alinhamento do SENAI Ceará com os desafios da nova indústria, colocando nosso Estado na vanguarda da inovação aplicada. Com o apoio do presidente Ricardo Cavalcante, estamos ajudando a ampliar a competitividade do setor produtivo, transformando conhecimento em soluções reais para a indústria cearense”, destacou.
A chamada Smart Factory integra o Programa Brasil Mais Produtivo com apoio da FINEP e visa justamente alavancar a digitalização das MPMEs brasileiras, por meio do estímulo ao desenvolvimento de soluções tecnológicas de alto impacto. Os projetos cearenses aprovados foram selecionados entre centenas de propostas de todo o país, com base em critérios técnicos e alinhamento estratégico com os desafios da transformação digital no setor industrial.