Museu da Indústria apresenta espetáculo teatral "Do Siará ao Ceará" para alunos SESI SENAI na Região Metropolitana de Fortaleza
O Museu da Indústria iniciou, na última segunda-feira (23/06), uma nova temporada do espetáculo teatral "Do Siará ao Ceará — Uma expedição poética". A estreia da peça em 2025 ocorreu no SESI Maracanaú, em apresentação para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. A programação segue na Região Metropolitana de Fortaleza nesta terça-feira (24/06), para estudantes da unidade SESI SENAI Parangaba, e na quarta-feira (25/06), para o público das unidades Barra do Ceará e Centro.
Com músicas marcantes e narrativa lúdica, a obra encenada aborda a história de mais de três séculos de desenvolvimento econômico cearense. As personagens percorrem o período colonial, passando por memórias do Império e da República, até marcos dos dias atuais.
O espetáculo é uma realização do Museu da Indústria em parceria com o Grupo Bandeira das Artes. A iniciativa tem o objetivo de mostrar a capacidade de nomes do Ceará na criação de soluções para seus desafios, criando novos modos de subsistência, novos produtos e novas indústrias, humanizando a cadeia produtiva por meio da trajetória de pessoas comuns que fazem parte dessa história.
A coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Indústria, Patricia Xavier, explica que a apresentação do espetáculo busca atender às diretrizes da Política Nacional de Cultura do SESI, que tem como uma de suas premissas ações de cultura voltadas para os alunos das escolas SESI SENAI. "De uma forma dinâmica e rica, os atores exploram os desafios e oportunidades enfrentados pelos cearenses desde a ocupação do território, passando pelas primeiras indústrias e chegando até os dias atuais com as inovações como o hidrogênio verde", destaca.
"Do Siará ao Ceará" envolve os estudantes em um aprendizado das vivências das pessoas que atuaram diretamente para o desenvolvimento econômico do estado. Possibilitando ir muito além do ensino histórico formal, a peça emocionou alunos da escola em Maracanaú por sua condução artística envolvente.
"A peça foi incrível. Eu gostei da forma como retrataram a história, com o desenvolvimento, o figurino e a música muito bem executados durante a apresentação. O jeito que eles interagiram com o público foi mágico. Eu me senti como se fosse eu me apresentando no palco. Eu também gostei muito da forma como eles apresentaram a história dos povos originários sem ser de uma forma estereotipada. Foi lindo, tudo perfeito", afirma Ana Elize, aluna da unidade.
Com abordagem capaz de captar a atenção de todas as idades, o espetáculo também se tornou memorável para os educadores das escolas SESI SENAI. Nayane Holanda, professora do SESI Maracanaú, avalia que a produção traz a história do Ceará e do Brasil de uma forma muito eloquente e respeitosa. "Além disso, nos convida a uma reflexão sobre o nosso ontem, o nosso hoje e o nosso amanhã. Recomendo essa peça para todo mundo, pois certamente é uma obra a ser apreciada."
Para a supervisora educacional do SESI Maracanaú, Olivia Georgia, a linguagem teatral abre caminhos de encanto, aprendizagem e pertencimento aos jovens cearenses. "O espetáculo trouxe histórias envolventes e marcos importantes do Ceará contados de forma lúdica, musical e cativante. Estudantes e colaboradores ficaram encantados com as músicas, figurinos e trama tão atual, fazendo conexão entre o passado e o presente, entre a sala de aula e o dia a dia."