telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará realiza Simpósio de EJA e leva interlocutores para conhecerem a educação no sistema prisional do estado

19/08/2025 - 14h08

Celebrar a educação e apresentar resultados de excelência. Este foi o tom que conduziu os participantes durante o Simpósio Estadual de Educação de Jovens e Adultos 2025, o SIMPEJA. O evento, realizado pelo SESI Ceará no último dia 14 de agosto, coroou a programação do Encontro Nacional de Interlocutores da EJA, promovido pelo SESI Departamento Nacional.

A recepção aos participantes foi feita pelo jovem Ian Carlos Lima, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola SESI SENAI Parangaba. O auditório José Flávio Costa Lima, na FIEC, ficou lotado de profissionais da educação de todo o país, representantes de empresas e instituições que acreditam no poder da EJA e estudantes que tiveram suas vidas transformadas.

“A Educação de Jovens e Adultos é muito importante para o nosso país e sediar esse Simpósio, aqui na FIEC, é um momento grandioso. Agradeço, em nome do SESI Ceará e da nossa Gerente de Educação, Ana Paula Pinho, a todos os professores e estudantes; às indústrias que nos apoiam; às secretarias estadual e municipais de educação. E parabenizo o Presidente Ricardo Cavalcante, por ter sempre o olhar diferenciado para a educação em nosso estado, neste caso, por meio da Nova EJA”, disse o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

“A rede SESI Ceará de Educação cresceu muito, nos últimos seis anos. E  nada disso seria possível sem a visão e a força desses dois homens que nos apoiam, não só na expansão em número de matrículas e escolas, mas, sobretudo, em ações, proporcionando um momento brilhante para a nossa educação. Falo do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do nosso Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda. Nós conseguimos fazer grandes entregas porque somos uma equipe coesa, com objetivos a serem alcançados e que ama o que faz.”, complementou a Gerente da Unidade de Educação e Cultura (UNEC) do SESI Ceará, Ana Paula Pinho.

O SESI Ceará tem sido referência nacional nesta modalidade de ensino, desde a implementação do projeto-piloto da Nova EJA, em 2017, com protagonismo e resultados relevantes.

“Sabemos que o Departamento Regional do Ceará tem sido referência em EJA, principalmente no que diz respeito ao atendimento à pessoa privada de liberdade. Então, vir aqui, aprender com vocês e ter a oportunidade de conversar com os outros DR é um momento de grande valia. É importante também para que a gente olhe para o nosso trabalho e entenda como apoiar, lá no Departamento Nacional, os departamentos regionais e, juntos, enquanto rede crescer e fortalecer a educação”,  disse Thais De Luca, Especialista de Desenvolvimento Industrial do SESI Nacional.

O SIMPEJA 2025 também foi palco para o lançamento do ebook “Por uma Nova EJA  que transforma: reflexões teóricas e relatos de experiência a partir da prática pedagógica do SESI Ceará”, uma obra construída por profissionais da EJA no estado, reunindo artigos sobre práticas educacionais que transformam a vida dos estudantes.

Como foi a programação do SIMPEJA 2025

Após a abertura, os participantes puderam assistir a palestra “Reflexões necessárias: os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos”, com o professor e Coordenador de Educação Inclusiva da Rede SESI Ceará, Douglas Carioca, e a professora Ana Lúcia Nobre, Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Complementar da Seduc/CE.

Em seguida, o SESI Ceará realizou a importante Premiação da Taxa de Aprovação 2024, que reconhece a escola que teve os melhores resultados na EJA, entre as unidades presentes no estado. A vencedora foi a Escola SESI Profa. Silvana Machado, de Sobral, representada pela Diretora Escolar Ana Claudilene Silva, acompanhada pela Coordenadora Pedagógica da EJA, Maria Eliza Macedo Queiroz, e pela professora Carla Maria de Vasconcelos. Como prêmio, além de uma placa de homenagem, quatro professores participarão do Congresso Internacional de Educação do SESI, em 2026.

Na sequência, a programação contou com a mesa redonda “Educação de Jovens e Adultos: relatos da atuação em diferentes espaços de aprendizagem”, com a participação da Especialista em Educação do SESI Nacional, Edilene Aguiar; do Coordenador de Educação da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Rodrigo Moraes; da Coordenadora de Recursos Humanos da Resibras, Sâmara Gouveia Melo; da Representante da Prefeitura de Cascavel e professora da EJA, Illa Jhonson de Sousa; e do estudante Francisco Martins Ribeiro, representando a empresa Ecofor e todos os estudantes da EJA.

“Foi muito gratificante essa oportunidade de representar os meus colegas de sala de aula, que foi proporcionada para mim através do SESI. Eu havia parado no tempo, em sonhos, e, através da EJA, eu vi que realmente é possível realizar esses sonhos, por meio do estudo, do conhecimento. Então isso mudou a minha vida.”, declarou Francisco, que tem 39 anos e, após concluir o ensino fundamental, agora cursa o ensino médio pelo SESI.

“Meu plano é cursar faculdade de Administração para proporcionar melhorias tanto para mim como para minha família”, completou.

Formatura

O momento de mais emoção do evento ficou por conta da formatura das turmas da Nova EJA, com 43 estudantes concluintes, sendo 21 da empresa Resibras e outros 22 da Comunidade Lisboa. A cerimônia foi conduzida pelo Diretor Escolar Paulo Botafogo, da Escola SESI SENAI Parangaba, com participação da Coordenadora Pedagógica Ana Caroline Cândido, de Sâmara Gouveia Melo e do representante da Comunidade Lisboa, Nivaldo Mauro dos Santos.

Uma das formandas é Maria Valrélia do Amaral Ferreira, de 44 anos, colaboradora da Resibras. Para ela, a vivência em sala de aula trouxe novas perspectivas de vida. “Foi uma experiência muito boa, pois eu nunca imaginei que iria terminar [os estudos]. Aí, a Resibras me deu essa oportunidade, através do SESI. Então, eu só tenho a agradecer”, disse ela.

Encontro de interlocutores

A programação do encontro nacional dos interlocutores da EJA/SESI seguiu, na sexta-feira, dia 15/08, com uma visita à Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga, partindo da Escola SESI SENAI Parangaba. Na UPPOO II, os representantes dos Departamentos Regionais do SESI puderam acompanhar como são conduzidas as turmas de Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional cearense. A visita, guiada pelo Coordenador de Educação da SAP, Rodrigo Moraes, também contou com cerimônia de certificação de estudantes do sistema prisional.

 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon