telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará apresenta robô Ergobot no XXV Congresso Brasileiro de Ergonomia e Fatores Humanos

07/11/2025 - 14h11

O SESI Ceará marcou presença no XXV Congresso Brasileiro de Ergonomia e Fatores Humanos, realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para debater temas ligados à ergonomia e à saúde do trabalhador.

O SESI Ceará participou do congresso com um estande institucional, onde apresentou o Ergobot, um robô desenvolvido pela equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) em parceria com os alunos da Escola SESI SENAI Ceará. A tecnologia foi criada para atuar como um assistente no trabalho dos ergonomistas, reforçando o compromisso da instituição com a inovação e a promoção da saúde e segurança no ambiente industrial.

O projeto conta com o apoio da Superintendência Regional do SESI Ceará, sob a liderança de Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, e da gerente da Unidade de Educação do SESI CE (UNEC), Ana Paula Pinho.

O Ergobot utiliza um sistema de geolocalização para acompanhar as atividades dos trabalhadores de forma autônoma ou teleoperada, registrando imagens e auxiliando o ergonomista na coleta de dados. Além disso, o equipamento permite que o próprio trabalhador preencha, de maneira digital, o questionário sobre qualidade de vida no trabalho, facilitando o processo de análise.

Bertran Rodrigues, engenheiro coordenador de Segurança e Saúde do SESI-CE/FIEC, ressaltou que a ergonomia é essencial para a segurança e saúde do trabalho, pois aborda aspectos cognitivos, de controle e suporte, cruciais para a competitividade industrial. Rodrigues frisou que “o Ergobot é um marco para o estado, pois une robótica e inteligência artificial para fortalecer o desenvolvimento da indústria”.

Durante o evento, Bertran Rodrigues participou da mesa de discussão sobre “A Construção do PGR: Segurança, Medicina do Trabalho e Ergonomia, incluindo os Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho”, ao lado de Juliana Melgaço e Anna Cristina Pereira, com moderação de Eduardo Marcatto. O evento internacional, ABERGO e ULAERGO (Unión Latinoamericana de Ergonomía y Factores Humanos), conta com a participação da Rede BRICS de Ergonomia, com países da Ásia-Pacifico.

O supervisor educacional do SESI Ceará, Bergson Amaral, destacou o papel da robótica educacional na criação do projeto. Segundo ele, “a robótica educacional tem um papel incrível nesse projeto. O ErgoBOT nasceu da união entre a educação e a prática — nossos estudantes puderam ver como o que aprendem em sala pode gerar impacto real na indústria. Foi uma experiência que mostra o poder da robótica em transformar conhecimento em inovação, e educação em futuro.”

Para Cláudio Júnior, analista da área de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI Ceará, “o congresso foi uma oportunidade de apresentar uma inovação prática voltada para o dia a dia dos profissionais”. Ele explicou que o Ergobot foi criado com o “objetivo de ser o auxiliar do ergonomista, pois capta imagens e dados, otimizando o trabalho e liberando o profissional para ter mais tempo para a análise das atividades na indústria”.

O ergonomista Danilo Cunha, também presente no congresso, reforçou a importância da participação do SESI Ceará no evento. Cunha afirmou que “a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é essencial para propor melhorias e evitar problemas físicos no ambiente de trabalho”. Ele destacou que a participação na ABERGO é valiosa pela troca de experiências com profissionais de outros países, como África do Sul, China e Estados Unidos. Por fim, disse que “apresentar o Ergobot é motivo de orgulho, pois representa um avanço real na forma como os dados ergonômicos são coletados e analisados”.

O Congresso Brasileiro de Ergonomia e Fatores Humanos é o principal evento nacional da área e, em 2025, teve Fortaleza como cidade-sede. Com palestrantes nacionais e internacionais, o encontro contou com mesas-redondas, simpósios, sessões técnicas e apresentações de trabalhos científicos. A programação também incluiu momentos de integração e lazer, promovendo um ambiente favorável à troca de conhecimento e à valorização da ergonomia como ferramenta essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon