telefone(85) 4009.6300

Festival Regional SESI de Educação destaca inclusão, diversidade e projetos apoiados pela ArcelorMittal

24/11/2025 - 13h11

O segundo dia do Festival Regional SESI de Educação, neste sábado (22/11), evidenciou como a robótica educacional tem ampliado o alcance da educação tecnológica e promovido inclusão entre diferentes perfis de estudantes. A participação crescente de meninas, de crianças neurodivergentes e de alunos com habilidades variadas reforçou a proposta de integrar múltiplas áreas do conhecimento.

O professor Francisco das Chagas Júnior, do SESI/SENAI e mentor da equipe All Might, destacou a abordagem pedagógica que sustenta o interesse dos estudantes. “A robótica une características do que a gente chama de teoria Steam, uma abordagem pedagógica que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Inclusive, os alunos também são instigados a desenvolverem projetos sociais. O principal, para participar, é a curiosidade”, explicou.

Equipes apoiadas pela ArcelorMittal

Formada por alunos da Escola SESI Parangaba, a equipe All Might é patrocinada pela ArcelorMittal há dois anos e comemora a classificação para a etapa global da World Robot Olympiad (WRO), que ocorre de 26 a 28 de novembro, em Singapura. A diversidade de gênero é uma das marcas da equipe, como reforçou o professor João Victor Moaco. “Metade dos integrantes são meninas. A gente vê esse crescimento exponencial”.

Ele também acompanha estudantes do projeto Fábrica de Robôs, desenvolvido pela ArcelorMittal em parceria com o SESI em duas escolas públicas de São Gonçalo do Amarante. “Nas equipes, temos também crianças com laudos de TDAH e de autismo. O grande interesse delas faz com que consigam superar as dificuldades iniciais e, com o tempo, elas vão se desenvolvendo muito bem”, comentou.

No Festival, 18 crianças do projeto participaram pela primeira vez de um torneio de robótica. A presença delas foi viabilizada pela ArcelorMittal, que apoia o ensino tecnológico para 60 estudantes do Ensino Fundamental das escolas EEFTI José Maria de Barros Pinho e EEF Adelino Alcântara Filho.

Estímulo a inovação com premiação exclusiva

Patrocinadora do Festival pelo segundo ano consecutivo, a ArcelorMittal também promove o Prêmio ArcelorMittal Inovação. Representantes da empresa avaliaram projetos das equipes com foco em segurança, liderança, qualidade e sustentabilidade. O analista de planejamento financeiro José Júnior analisou sobre o processo avaliativo. “Pra gente perpetuar qualquer coisa na nossa vida, temos que ter um planejamento muito bom, após ponderar, avaliar, observar. O que avaliamos aqui não foi o protótipo em si, mas todos os pontos que eles conseguiram convergir para chegarem à ideia final. É um aprendizado deles para a vida, para além do torneio”, explicou.

A empresa também marcou presença com um estande que apresenta aos estudantes e visitantes informações sobre o setor do aço e a atuação da ArcelorMittal no Brasil e no mundo.

Benefícios percebidos nas escolas participantes

A pedagoga Lorena Moreira, coordenadora da escola Barros Pinho, acompanhou os estudantes no evento e relatou avanços observados ao longo do projeto. “Eles desenvolvem criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Inclusive, alguns deles não lidavam muito bem com a tecnologia e houve esse estímulo”, avaliou.

A professora de português Clébia de Castro, da escola Adelino Alcântara Filho, reforçou que o ensino da robótica já apresenta impactos na rotina escolar. “Eles ficaram mais concentrados, e mais expansivos na aprendizagem e na socialização”.

Participação das famílias reforça impacto da robótica

A estrutura do Festival e a integração com a indústria receberam elogios de familiares. A bióloga e professora Chirley Mara, mãe do estudante Benjamin Cordeiro, de 13 anos, destacou a relevância do evento para a formação dos jovens. “O SESI é um parceiro que vai para além do ambiente escolar. Proporcionando esse torneio em parceria com indústrias de grande porte, ele amplia a visão do aluno que está aqui para os projetos futuros e para se desenvolverem mais”, afirmou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon