Inclusão que transforma: atleta apoiado pelo SESI Ceará brilha nas Paralimpíadas Escolares 2025
O esporte voltou a mostrar sua força como instrumento de transformação social durante as Paralimpíadas Escolares 2025. O Ceará encerrou o evento com 45 medalhas em diferentes modalidades, resultado que consolida o estado entre as referências nacionais na formação esportiva de jovens com deficiência. Entre os destaques esteve Tiago Freitas, apoiado pelo Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), que retornou de São Paulo com duas conquistas importantes para sua trajetória e para o esporte escolar cearense.
Tiago brilhou na disputa de Tênis de Mesa ao conquistar o ouro na categoria Individual MAS Classe 8 e a prata nas Duplas MAS Classes 8, 9 e 10, ao lado do atleta Paulo Oliveira, de Goiânia.
Para a coordenadora da Escola SESI SENAI Parangaba, Emanuela Pereira, o desempenho dos estudantes representa mais que resultados esportivos. “É um motivo de grande orgulho e satisfação, porque demonstra o compromisso da instituição com a inclusão, e o esporte se revela um caminho que abre grandes oportunidades”, disse.
Segundo ela, a prática esportiva inclusiva é um dos pilares pedagógicos da escola. “O apoio vai muito além da inclusão. Ao incentivar a prática esportiva, promovemos acessibilidade, valorizamos as pessoas, ajudamos a desenvolver a autoestima e fortalecemos o sentimento de pertencimento. Também contribuímos para ampliar visibilidade e representatividade”, explicou.
A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares registrou recorde de inscritos, um total de 2.056 atletas, oriundos das 27 unidades federativas do país, com idades entre 10 e 18 anos. O estado do Ceará conquistou a 12ª colocação, com o total de 45 medalhas (10 ouro, 16 prata e 19 bronze).
(85) 4009.6300