Confiança do industrial cearense cai 7,4 pontos em relação a maio de 2014
A confiança do empresário cearense, mensurada pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), registra o quinto mês abaixo do limiar positivo dos 50 pontos. O ICEI registrou 46,1 pontos, valor 14,8 pontos abaixo da média histórica e 7,4 pontos menor em relação ao mês de maio de 2014. A publicação é do Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
O resultado demonstra, entretanto, a diminuição do pessimismo, medido próximo da linha divisória, movimento diferente do indicador brasileiro. O ICEI brasileiro segue pelo 14º mês consecutivo indicando pessimismo, 38,6 pontos, este mês.
A falta de confiança do industrial é evidenciada quando o indicador encontra-se 9,4 pontos menor que o registrado em maio de 2014 e 17,6 pontos abaixo da média histórica. Nos setores cearenses, há um incremento, este mês, na confiança dos empresários da construção (46,2 pontos) e de transformação (46,0 pontos), aproximadamente dois pontos em ambos os casos.
As empresas de médio porte apresentaram recuperação maior no índice, com acréscimo de 12,6 pontos no setor de construção e 6,8 pontos no setor de transformação. Essa recuperação pode indicar um processo de retomada da confiança dos empresários cearenses.
Acesse a publicação aqui.