FIEC participa da solenidade de lançamento do pacote de concessões do Governo Federal
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), Paulo André Holanda, e o presidente eleito do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (Simec), Sampaio Filho, participaram, nesta terça-feira, 09/06, em Brasília, do lançamento do pacote de concessões do Governo Federal.
O Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, está no pacote e será destinado à iniciativa privada por meio de leilão. As concessões fazem parte da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (Pil) 2015-2018.
Estão no pacote estradas, ferrovias, portos e aeroportos. Além do de Fortaleza, foram confirmados os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. Os investimentos serão de quase R$ 200 bilhões.
O investimento anunciado para o aeroporto de Fortaleza é de R$ 1,8 bilhão e deve ser aplicado na ampliação do pátio de aeronaves, pistas e terminais de passageiros. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) será sócia das empresas vencedoras dos leilões na administração dos aeroportos.
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que o BNDES deverá continuar sendo o principal agente patrocinador dos investimentos de longo prazo, mas que os bancos privados e o mercado de capital devem participar mais de projetos de infraestrutura.