Presidente do BNB defende mais apoio para médias empresas e maior atuação em infraestrutura, energia e inovação
O presidente do BNB, Marcos Holanda, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), diretores e empresários, nesta sexta-feira, 12 de junho, na Casa da Indústria. Marcos Holanda ressaltou a importância da indústria para o estado e elencou os principais eixos de atuação do banco.
Para Marcos Holanda, a pobreza deve ser combatida fomentando a riqueza. Para isso, segundo o presidente, o BNB também tem como uma das prioridades o setor industrial, para o qual é destinado 30% dos desembolsos totais. Na opinião dele, o BNB deve ser prioritariamente de desenvolvimento e atuar nesse sentido, com a lógica de operação de crédito a setores e empresas que o setor privado não atende. Ele destacou a importância das médias empresas e disse que atuará para fortalecê-las, inclusive junto ao BNDES.
Além disso, Marcos Holanda disse que o BNB precisa ter mais musculatura para fomentar melhorias na infraestrutura, assim como poder financiar projetos de energia. Ele ressaltou ainda que pretende fortalecer as linhas do FNE para inovação e defendeu a importância das empresas elaborarem bons projetos para submissão.
Ele lembrou que a ampliação do Canal do Panamá terá reflexo importante na indústria do Ceará, aumentando seu potencial competitivo. Marcos Holanda disse ainda que o maior desafio de sua gestão é garantir que o BNB não seja visto como instituição de ética questionada.